O fim de uma extraordinária aventura
Etiquetas: filmes, Michelangelo Antonioni
um blogue desalinhado
Etiquetas: filmes, Michelangelo Antonioni
Etiquetas: filmes, Ingmar Bergman
Etiquetas: silly season, space cowboys
Etiquetas: Clássicos para o povo, D. H. Lawrence, O Amante de Lady Chaterley
Em 1992, no Rio de Janeiro, representantes de quase todos os países do mundo reuniram-se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradação ambiental e preservar a existência de outras gerações.
A intenção, nesse encontro mais conhecido como a Cimeira da Terra, era introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento económico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico, ou seja, procurar os meios que permitissem conciliar o desenvolvimento social e económico com a conservação e protecção dos ecossistemas da Terra.
Etiquetas: D. H. Lawrence, filmes, O Amante de Lady Chatterley
Etiquetas: Belle Toujours, filmes, Manoel de Oliveira
Etiquetas: Almanaque
Agora que está a tornar-se moda atacar a monarquia espanhola e o rei D. Juan Carlos I, há que lembrar a figura de seu pai. Ao contrário do que querem os sectários republicanos, a legitimidade de D. Juan Carlos I não lhe vem de Franco o ter nomeado sucessor nem sequer do juramento que o rei fez ainda dentro do regime franquista para se tornar chefe do Estado espanhol (ver aqui); foi a abdicação formal de D. Juan de Bourbon, conde de Barcelona, seu pai - numa cerimónia que se vê logo no início deste vídeo (e que teve lugar em 1977) - que o consagrou rei legítimo de Espanha. A entrada em vigor da Constituição de 1978, plebiscitada pelo povo espanhol, confirmou a monarquia constitucional e parlamentar e a dinastia reinante. Esta é a verdadeira base de legitimidade da Casa Real espanhola. Tudo o resto é incitamento ao ódio e à demagogia (mistura em que os anti-monárquicos são especialistas).
Etiquetas: Cabo Verde, Iberia, Saramago
Etiquetas: Jangada de Pedra, Salazar, Saramago
Uma hora com o melhor candidato presidencial norte-americano: o republicano libertário Ron Paul (médico e membro da Câmara dos Representantes pelo Texas). O senhor Paul é "o" fenómeno político depois de Margaret Thatcher. Este candidato tem ainda um alto valor pedagógico para todos os liberais: é consequente na forma como defende o valor da liberdade individual, sem se enredar nas armadilhas da dicotomia esquerda/direita, rebate com os mesmos argumentos o "welfare" e o "warfare". No senhor Paul é como se visse Alexandre Herculano a candidatar-se à presidência dos E.U.A. É, como ele diz, o candidato constitucionalista.
Via A Arte da Fuga. (Actualizado)Etiquetas: Avaliação de Saúde
Etiquetas: Luís Salgado de Matos, provas de agregação
Etiquetas: Assistência Técnica Informática; Eficiência
Etiquetas: António Costa, Eleições municipais de Lisboa, Helena Roseta, Manuel Monteiro, Paulo Portas, PS
Etiquetas: Oliveira Marques; Biblioteca Nacional de Portugal
Etiquetas: Almanaque