segunda-feira, junho 28, 2010

Futurologia

Se Portugal amanhã ganhar à Espanha estará na final do Mundial. Em teoria, a selecção espanhola é o adversário mais difícil que Portugal encontrará pelo seu caminho, uma vez que beneficia do facto dos gigantes do futebol se abaterem mutuamente... déjà vu da altura em que o FC Porto de Mourinho ganhou a Liga dos Campeões.

4 Comments:

Blogger Carlos Pires disse...

não percebo muito de futebol, mas há umas diferenças entre o Mourinho e o Queiroz, não há?

12:31 da tarde  
Blogger David Soares disse...

e há umas parecenças entre a rara oportunidade dada pelos sorteios da Liga dos Campeões de 2004 e do Mundial 2010 respectivamente para o FC Porto e para Portugal, não há?

1:48 da tarde  
Blogger Cláudia [ACV] disse...

David, e foi mesmo o mais difícil :(

8:24 da tarde  
Blogger David Soares disse...

Em teoria, o sorteio foi uma oportunidade rara para este ano chegarmos até à final do Mundial 2010. A Itália, a França e Inglaterra foram eliminadas, o Brasil e a Holanda, a Alemanha e a Argentina jogavam entre si o que significava que mais duas outras potências do futebol iam para casa mais cedo sem se cruzarem com Portugal.

Deste ponto de vista, parecemos com as devidas distâncias salvaguardadas por Carlos Pires, o FC Porto de Mourinho no sentido em que quando ganhou a Liga dos Campeões em 2004 o sorteio ditou que não se cruzaria com Real Madrid, Milão ou mesmo Juventus (tendo ido à final... com o Mónaco).

No caso de Portugal, sobravam realmente duas selecções que nos dariam bastante trabalho e, desse ponto de vista, seria ainda difícil. Mas reparem: passando a Espanha (a premissa que não se concretizou e que coloco no post...) iriamos jogar com a Alemanha ou com a Argentina, mas já numa meia-final, ou seja, sabendo os jogadores que estavam perante uma oportunidade única para comer a relva e chegar à final num jogo que seria concerteza equilibrado e que podia pender para qualquer dos lados. Estou convencido que não eram favas contadas para a Alemanha ou para a Argentina, tal como o Brasil ou a Holanda não vão ter um jogo fácil contra o Uruguai ou contra o Gana.

Digo isto em teoria, porque na prática o futebol é um jogo de 11 contra 11 e a bola é redonda, ou seja, até o Paraguai nos podia eliminar pelo caminho...

12:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home