segunda-feira, julho 31, 2006

"[...] e só neles achei bruteza, secura sordidez, soledade e entulho."


A actual crise do Médio Oriente é, sobretudo, um fenómeno de produção de ruído político. Como demonstram os acontecimentos mais recentes, a dita produção do citado ruído está totalmente nas mãos das máquinas de propaganda das inúmeras facções que se digladiam. Perante isto, os media, em geral, raramente conseguem ser mais do que uma espécie de idiotas úteis total e voluntariamente nas mãos dos bons e dos maus que se confrontam até à exaustão mediática. Para esquecer e combater tanta mediocridade política e cobardia intelectual, lembrei-me da velhinha Relíquia. Lá fui e de lá saí escolhendo este pedaço (está logo no princípio):
"De resto, esse país do Evangelho, que tanto fascina a humanidade sensível, é bem menos interessante que o meu seco e paterno Alentejo: nem me parece que as terras favorecidas por uma presença messiânica ganhem jamais em graça e esplendor. […] desde as figueiras de Betânia até às águas caladas na Galileia, conheço bem os sítios onde habitou esse outro intermediário divino, cheio de enternecimento e de sonhos, a quem chamamos Jesus Nosso Senhor – e só neles achei bruteza, secura sordidez, soledade e entulho.
Jerusalém é uma vila turca, com vielas andrajosas, acaçapada entre muralhas cor de lodo, e fedendo ao sol sob o badalar de sinos tristes.
O Jordão, fio de água barrento e peco que se arrasta entre areais, nem pode ser comparado a esse claro e suave Lima que lá em baixo, ao fundo do Mosteiro, banha as raízes dos meus amieiros: e todavia, vede!, estas meigas águas portuguesas não correram jamais entre os joelhos de um Messias, nem jamais as roçaram as asas dos anjos, armados e rutilantes, trazendo do Céu à Terra as ameaças do Altíssimo!"
Eça de Queirós, A Relíquia.

1 Comments:

Blogger sabine disse...

À falta de melhor, cita-se Eça de Queiros. O homem serve para tudo, quer à esquerda quer à direita. Parabens pela originalidade!

10:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home