segunda-feira, maio 12, 2008

Almanaque do Povo

Nargis: Nestes dias de comunicação instantânea é impressionante o tanto que não se diz, ouve, ou vê sobre a catástrofe provocada pelo ciclone Nargis. Os números (oficiais e oficiosos) relativos à mortalidade e problemas epidémicos vão subindo. No Rule of Lords, página alinhada com a oposição democrática birmanesa, pode-se ir obtendo noção do esforço diário de sobrevivência das cidades, vilas e aldeias do país. Será que nem agora as potências da vizinhança pressionarão tão miserável regime?

Divulgação: Já saiu a Minguante nº 10, passem por lá a espreitar.

Aniversários: Dois blogues que há muito gosto de acompanhar completaram recentemente o seu quinto ano de existência - parabéns ao Abrupto (dia 6) e Mar Salgado (dia 8).

Povo Cor-de-Rosa: Ontem vi dezassete minutos dos Globos de Ouro. Estacionei na SIC a meio de um zapping pela altura que Peter O'Toole tentava explicar a Bárbara Guimarães o conceito de bookie (Cultura by proxy não inclui Cassavetes?). Pensei estar a delirar. Não sei se isto foi antes ou depois de a apresentadora ter intimado Ivo Canelas a cuspir a pastilha elástica que lhe enrolava o discurso para dentro de um envelope. Depois fui beber um chazinho.

2 Comments:

Blogger Diogo disse...

Falsos «analistas militares» a soldo do Pentágono

Jon Stewart, do Daily Show, põe a nu a desinformação sobre o Iraque veiculada pelo Pentágono através dos «independentes» meios de comunicação americanos:

Jon Stewart: Olhem para estas adoráveis e bondosas ex-máquinas de matar. Os canais contrataram-nos para dar opiniões de especialistas acerca do esforço bélico do nosso país.

Especialista 1: Estamos a vencer a guerra contra o terrorismo.

Especialista 2: Esta é a força mais bem preparada que já tivemos.

Especialista 3: Esta é a melhor liderança que os militares já tiveram.

Especialista 4: Quando pergunto a amigos meus de longa data do exército, que não vão mentir-me sobre como estamos a sair-nos e se estamos a ganhar ou a perder, eles dizem que estamos a ganhar.

Jon Stewart: Pois parece que muitos destes ex-militares não eram assim tão «ex», trabalhando para empresas de armamento e do Pentágono. Enquanto os canais noticiosos lhes chamam «analistas militares», o Pentágono, em memorandos vindos a público há pouco tempo, referia-se a eles como «multiplicadores de mensagens».

Vídeo legendado em português

9:15 da tarde  
Blogger CLeone disse...

O furacão na Birmânia mostra bem a seriedade da indignação de muita gente dita «de Esquerda» a respeito do Katrina. E memso de Direita tb...

3:13 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home