Nargis: Nestes dias de comunicação instantânea é impressionante o tanto que não se diz, ouve, ou vê sobre a catástrofe provocada pelo ciclone Nargis.
Os números (oficiais e oficiosos) relativos à mortalidade e problemas epidémicos vão subindo. No
Rule of Lords, página alinhada com a oposição democrática birmanesa, pode-se ir obtendo noção do esforço diário de sobrevivência das cidades, vilas e aldeias do país. Será que nem agora as potências da vizinhança pressionarão tão miserável regime?
Divulgação: Já saiu a
Minguante nº 10, passem por lá a espreitar.
Aniversários: Dois blogues que há muito gosto de acompanhar completaram recentemente o seu quinto ano de existência - parabéns ao
Abrupto (dia 6) e
Mar Salgado (dia 8).
Povo Cor-de-Rosa: Ontem vi dezassete minutos dos
Globos de Ouro. Estacionei na SIC a meio de um
zapping pela altura que Peter O'Toole tentava explicar a Bárbara Guimarães o conceito de
bookie (Cultura
by proxy não inclui Cassavetes?). Pensei estar a delirar. Não sei se isto foi antes ou depois de a apresentadora ter intimado Ivo Canelas a cuspir a pastilha elástica que lhe enrolava o discurso para dentro de um envelope. Depois fui beber um chazinho.
2 Comments:
Falsos «analistas militares» a soldo do Pentágono
Jon Stewart, do Daily Show, põe a nu a desinformação sobre o Iraque veiculada pelo Pentágono através dos «independentes» meios de comunicação americanos:
Jon Stewart: Olhem para estas adoráveis e bondosas ex-máquinas de matar. Os canais contrataram-nos para dar opiniões de especialistas acerca do esforço bélico do nosso país.
Especialista 1: Estamos a vencer a guerra contra o terrorismo.
Especialista 2: Esta é a força mais bem preparada que já tivemos.
Especialista 3: Esta é a melhor liderança que os militares já tiveram.
Especialista 4: Quando pergunto a amigos meus de longa data do exército, que não vão mentir-me sobre como estamos a sair-nos e se estamos a ganhar ou a perder, eles dizem que estamos a ganhar.
Jon Stewart: Pois parece que muitos destes ex-militares não eram assim tão «ex», trabalhando para empresas de armamento e do Pentágono. Enquanto os canais noticiosos lhes chamam «analistas militares», o Pentágono, em memorandos vindos a público há pouco tempo, referia-se a eles como «multiplicadores de mensagens».
Vídeo legendado em português
O furacão na Birmânia mostra bem a seriedade da indignação de muita gente dita «de Esquerda» a respeito do Katrina. E memso de Direita tb...
Enviar um comentário
<< Home