sexta-feira, janeiro 11, 2008

Dois ou três reunidos

O José Leitão deu aqui pelo éter blogosférico início ao que se pretende seja uma troca de ideias sobre o Cristianismo em Rede, e que terá continuidade, em carne e osso, no próximo colóquio do CRC*. Tal como afirma, o espectro cristão apresenta-se neste (relativamente) novo meio de comunicação em tonalidades diversas. Há-as institucionais, comunitárias, críticas, ocasionais, programáticas, ecuménicas, apologéticas. Convivem em linha páginas de congregações e paróquias, blogues de cristãos anónimos, portais teológicos, jornais digitais missionários.
Estas diferentes expressões de fé, que Igreja configuram? Em Portugal, a Net é para os cristãos fonte de formação? Informação? Espaço de discussão? Instrumento catequético?
Eu - e penso que o Carlos e o Tiago também - agradeço desde já todas as impressões e testemunhos que nos queiram fazer chegar, e nos ajudem a pensar sobre isto.

*No dia 15, como todos os meses, o colóquio do Centro de Reflexão Cristã acontecerá às 18:30h, no auditório do Centro Nacional de Cultura]

[Foto: Pormenor de um mosaico paleo-cristão descoberto em 2005 sob uma prisão de alta-segurança, em Meggido, Israel. David Silverman/Getty Images, via National Geographic News]

Etiquetas: