domingo, junho 03, 2007

Um acidente em Lisboa






Ontem à tarde, ao descer o passeio público da Avenida Sidónio Pais, vindo da Feira do Livro, descobri uma fracção de segundo demasiado tarde que a pedra da calçada sob o meu pé direito estava solta. A minha perna direita patinou calçada abaixo e o meu joelho esquerdo amparou a queda. O saldo do acidente foi o joelho esfolado e o gasto de uma cotonete embebida em Betadine. Com piores reflexos e má sorte tinha-me estatelado de costas no chão. Com a mesma dose de reflexos e sorte, uma pessoa idosa ou uma criança podia ter quebrado osso. Talvez por a hipótese lhes acudir à mente, as três idosas que subiam o passeio assustaram-se com o meu desastrado exercício de patinagem lítica, soltando exclamações num português de sotaque britânico. Levantei-me, rapidamente, aliviado por me sentir intacto e desejoso de chegar a casa para examinar o joelho. Hoje voltei ao local do acidente e fotografei-o com a minha máquina digital. Dedico as fotografias ao próximo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Vale a pena arranjar isto. A imagem de uma cidade não vive só de grandes projectos, mas da atenção às pequenas coisas que podem fazer grandes danos.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Cláudia [ACV] disse...

Ora vês, anos de artes marciais e danças aguçaram-te os reflexos para lidares com essa ratoeira, a buracada ubíqua nas calçadas da cidade! Era bom que o teu e-post à CML surtisse efeito. É que ou se tem um pavimento bonito, singular e simbólico em bom estado, ou se muda para outro, de mais difícil desgaste ou mais simples (e barata) manutenção. Eu defendo que a calçada deveria mantida apenas em certas zonas da cidade.

8:35 da tarde  
Blogger Luís Aguiar Santos disse...

Caro João, lamento imenso o sucedido e dou-te inteira razão. Mas, dado o estado dos passeios na avenida de Roma e seus arredores - onde todos os dias ando a fazer desportos radicais entre um mar de carros estacionados usurpadores das vias pedonais - não posso deixar de olhar para a tua terceira fotografia com um misto de surpresa e satisfação - é uma autêntica e rara avenida pedonal, ampla e desimpedida...!

10:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home