sexta-feira, janeiro 19, 2007

Scoop

A novidade sensacional de Scoop é que Woody Allen faz de Scarlett Johansson a filha adoptiva de um pai babado. A personagem de Allen diz no filme que cresceu na crença judaica e se converteu ao narcisismo. Transformar Scarlett Johansson no duplo feminino de um velho jarreta é o cúmulo do narcisismo e uma porta de entrada na comédia de enganos, revelações, disfarces e citações que é o filme.
Scoop não é tão bom como Match Point, um dos melhores filmes do ano passado. Mas é em relação a ele que se constrói, por uma oposição simétrica: ao drama, sucede a comédia; ao crime praticado pelo «arrivista», o crime do aristocrata; ao ponto de vista do criminoso que consegue ludibriar a polícia, o ponto de vista dos investigadores que resolvem o enigma; enfim, à sorte do criminoso, o azar do criminoso.
Seria no entanto injusto, reduzir o papel de Scarlett Johansson ao de alter ego feminino de Woody Allen. A sua personagem evolui de uma versão desajeitada e intelectual da «loira burra» para desportista exímia e jornalista brilhante. A jovem jornalista vence como nunca me lembro de ter vencido uma personagem encarnada por Allen. E o velho cómico, que construiu toda a sua carreira cinematográfica representando personagens picarescas, sobreviventes a todas as vicissitudes, passa, neste filme, para um lado crepuscular, que, ainda não sendo a morte total, o afasta dos vivos.