terça-feira, dezembro 12, 2006

Nação Noitibó?

[Estudo publicado da ACNielsen, 2º Semestre de 2004]

Goste-se ou não do formato e da apresentadora - não desgosto do primeiro, desgosta-me a segunda -, o Prós & Contras é um programa onde se discutem questões relevantes para a sociedade portuguesa, e no qual, nas mais das vezes, participam os seus principais protagonistas. Assim sendo, é verdadeiramente aberrante a hora a que passa, certamente inspirada no estudo acima citado. Cansa-se quem vê, em sua casa ou na Pontinha, e cansa-se quem participa. Não me refiro apenas aos caricaturais e fugidios planos de alguém no auditório, ou mesmo no palco, a passar pelas brasas, refiro-me à prestação dos próprios debatentes, à natural irritabilidade, cansaço e perda de clareza com o adiantar da hora. De vez em quando lá aparece uma Teresa Ricou, e a gente desperta, ri-se um bocado para não chorar de coisas como eu é que faço a revolução todos os dias. Se no mesmo canal outros programas de informação e debate vão para o ar a seguir ao noticiário, porque não este também? Algum estóico resiste até ao fim e vai trabalhar ledo e faceiro na manhã seguinte?

3 Comments:

Blogger José Gomes André disse...

O "Prós e Contras" é um interessante espaço de debate público, mas infelizmente sujeito a algumas enfermidades: a tentativa de transformar as discussões políticas e sociais em espectáculos circenses tem esse defeito.

Fátima Campos Ferreira é ideal para esse "ambiente de arena", sempre a pedir uma tirada polémica e a espicaçar os participantes. É pena.

Bem Pelo Contrário

1:26 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Com tanto interveniente e dispersão e a habitual especialidade tuga de discutir tudo o que é marginal ao tema, aquilo entedia irremediavelmente ao fim de pouco tempo os que já entediados estavam com o Malato (não há pachorra).

10:12 da manhã  
Blogger Cláudia [ACV] disse...

José,

Anónimo,

os debates a muitas vozes têm esse efeito de "ruído" que ambos referem; um dos aspectos que não me agrada lá muito no modelo é a tentativa de dar voz ao máximo de gente no mínimo de tempo, o que normalmente não tem como consequência elucidar quem está do lado de cá.

8:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home