segunda-feira, julho 17, 2006

Tempo de Antena

Não sei se os programas radiofónicos interactivos, como agora se dizem, são mais desopilantes para quem os ouve, se para quem verbaliza em directo o que já não aguenta calar. Segui para o trabalho sintonizada no Antena Aberta, hoje dedicado à discussão da primeira fase dos Exames Nacionais do Ensino Secundário. O tópico importa, mexe com a vida de muitas famílias, é "quente". Contudo, como na maior parte das ocasiões em que fui ouvinte, a fragilidade de um género mediático que faz da democratização do acesso à antena e do nivelamento da toda e qualquer opinião as suas bandeiras redunda não em informação, mas entretenimento do bom. Entre professores tentando explicar que, em grande medida, os maus resultados são crónicos e se devem a uma falta generalizada de hábitos de estudo, responsáveis ministeriais elucidando o auditório acerca do processo de produção, distribuição e avaliação da exames, e pais preocupados com as médias exorbitantes de acesso a Medicina, interveio uma representante da CONFAP que afirmou, solene, que todos os alunos da presente fase deveriam ter direito a uma prestação extraordinária de provas porque:

- Houveram vários erros em pontos de exame a várias disciplinas, houveram irregularidades como telemóveis a tocar, houveram até exames feitos fora das salas de aulas habituais, (...) e que o que aqui se trata não é os pais a quererem uma oportunidade para os filhos levantarem as notas!

Seguiu-se-lhe uma outra senhora, professora aposentada de Biologia, que terminou uma intervenção de acentuada crítica aos novos programas disciplinares e aos critérios de correcção em vigor, dizendo:

- E para além de tudo isto, se há uma coisa que me dói muito, ao fim destes anos todos, é ouvir dizer que houveram, houveram, houveram, quando houve, houve, houve!

Como é que uma pessoa se pode concentrar no essencial de um debate quando há acessórios destes?

2 Comments:

Blogger Luís Aguiar Santos disse...

Vai ser um regalo ter estes encarregados de educação militantes do sistema público a participar na avaliação de professores!

5:56 da tarde  
Blogger Cláudia [ACV] disse...

Du que te fôstes alembrar, Luís :)

2:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home