segunda-feira, julho 17, 2006

Ironia quase suprema

A subida no preço do petróleo, provocada em parte pela instabilidade na política internacional que o Irão não se tem cansado de fomentar, ao menos, nos últimos meses, ameaça, ainda este Verão, não apenas liquidar a pouca saúde que resta às finanças públicas daquele país enigmático, mas, sobretudo, provocar uma profunda crise social e política. Tudo pelo facto de o Irão exportar petróleo e importar gasolina, ao mesmo tempo que a vende a preços artificialmente baixos. Está tudo aqui bem explicadinho (para quem não tem, basta só fazer registo).

3 Comments:

Anonymous trema disse...

E quanto a nós, é refazer os cálculos para os oitenta! Estas, e outras!

«Segundo os cálculos efectuados pelo DN, cada português consome cerca de 12 barris de petróleo por ano. Este valor é obtido tendo em conta os 123,4 milhões de barris importados anualmente por Portugal, de acordo com os dados de 2005 da Administração de Informação Energética dos EUA. As importações portuguesas de petróleo atingiram, no ano passado, 338 mil barris por dia, um valor que tem permanecido acima dos 300 mil desde 1998. Refira-se que Portugal encontra-se a meio da tabela de importações de petróleo da [0CDE], registando um valor anual per capita superior aos da França, Alemanha e Itália.

(…) No final de 2002, a média do preço do brent do mar do Norte - principal referência para Portugal - foi de 25,1 dólares por barril. Três anos depois, o custo do barril subiu para 55,2 dólares. Esta evolução cust[ou] a cada português mais 25 euros na sua factura mensal, de acordo com o referido consumo de um barril de petróleo por mês.» (DN, 19 Abril 2006)

trema

3:22 da tarde  
Blogger Sofocleto disse...

O Irão meu bom Fernando? Quem é que invadiu o Iraque com a patranha da “armas de destruição maciça” e da “ligação de Saddam à Al-Qaeda»? Embustes que se repetem agora com o objectivo de controlar o petróleo iraniano? Pensa lá bem Fernandito!

8:33 da tarde  
Blogger pvnam disse...

[mini-spam]

Contra o Fundamentalismo RACISTA
Contra o Fundamentalismo ANTI- RACISTA

SEPARATISMO NA EUROPA


--- O Multi-Culturalismo Local ( ao nível de cada cidade )... produz... um Mono-Culturalismo Global: TODAS as cidades irão ser dominadas demograficamente pelos Povos( Raças ) de maior rendimento demográfico.
--- Pelo contrário, o Mono-Culturalismo Local ( a existência de Reservas Naturais de Povos Nativos )... produz... um Multi-Culturalismo Global: TODOS os Povos Nativos ( inclusive os de menor rendimento demográfico... ) vão poder ter o SEU espaço no Planeta.


--- O Movimento Tolerante Pró-Diversidade reivindica a DIVISÃO dos Países em dois espaços:
---> 1) um ( 50% ) de Competição Global;
( nota: neste espaço os adeptos da Competição Global [e da Mestiçagem] concretizam o Direito de ter o seu espaço no Planeta... );
---> 2) outro ( 50% ) de Reserva Natural;
( nota: neste espaço aqueles Nativos - que pretendem estar no Planeta, com CORAGEM e DETERMINAÇÃO, a Lutar pela Sobrevivência da sua Identidade - concretizam o Direito de ter o SEU espaço no Planeta )
[ ver: SEPARATISMO-50 ]

-> Nota 1: Este Movimento não é Fundamentalista. Assim sendo, devem ser considerados como Nativos todas as pessoas com, pelo menos, x % de GENES TÍPICOS NATIVOS... (nota: x% -> a definir...)
-> Nota 2: O Período de Transição de Divisão [nos Países aderentes ao SEPARATISMO] deverá ser de VÁRIAS Décadas...


ADENDA:
---1--->>> Existem Povos de Boa Vontade --> estes Povos não têm quaisquer problemas em reconhecer que devem existir (no Planeta) Reservas Naturais de Povos Nativos.
---2--->>> Os INTOLERANTES, para a existência de Reservas Naturais de Povos Nativos, são:
-a)-> Os Predadores Insaciáveis -->> como ambicionam Ocupar e Dominar mais e mais novos territórios... consequentemente... pretendem que o ‘caminho esteja livre’... [Exemplos: Os Africanos, os Mestiços, os Árabes,... --->>> nota: existem excepções à regra -> pessoas de Boa Vontade]
-b)-> Os Capitalistas Selvagens -->> como estão interessados em que se proceda à SUBSTITUIÇÃO POPULACIONAL dos autóctones... por... Povos(Raças) economicamente mais rentáveis...
-c)-> A Parasitagem Branca (a Maioria dos europeus...) -->> como pretendem curtir a existência de alguém que pague as Pensões de Reforma [apesar de... nem sequer constituírem uma Sociedade aonde se procede à Renovação Demográfica!]... e ao mesmo tempo... pretendem que a Ocupação da Europa por outros Povos( Raças ) seja considerada um 'Processo Absolutamente Natural'!...

9:55 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home