Obituário: Milosevic
Milosevic morreu. Foi pena, pois merecia passar uma longa vida na cadeia. Como não tenho tempo para mais, ficam aqui três à escolha.
A biografia do populista e do seu massacrado povo por um sérvio: Vidosav Stevanoci, Milosevic: The People's Tyrant. Ou a tragédia de um país nas mãos de uma demagogo nacionalista que usa o medo para se manter no poder.
E para terminar um obituário do crimes de guerra sérvios para quem tem dúvidas sobre o que se passou na guerra de Jugoslávia foi algo deliberado, ou pense que eram todos iguais, de um autor que era especialista no exército jugoslavo antes da carnificina começar: James Gow, The Serbian Project and Its Adversaries: A Strategy of War Crimes (Gow é meu segundo orientador de doutoramento; para os mais desconfiados fica o esclarecimento: ele fala servo-croata, mas não fala português). Qualquer tentativa de desculpar Milosevic com as dificuldades da comunidade internacional em lidar com a crise na Jugoslávia é como culpar igualmente o incendiário e os bombeiros pelo resultado de um fogo-posto.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home