quinta-feira, março 30, 2006

Engenheirices


O engenheiro ontem disse na Assembleia da República, no célebre debate mensal, que o Estado vai deixar de financiar cursos superiores que, à cabeça, tenham menos do que vinte vagas preenchidas. O que o engenheiro não disse é que o Estado se arrisca a financiar más licenciaturas com mais do que vinte vagas preenchidas e a não dar um cêntimo para licenciaturas de qualidade acimada média com menos do que vinte vagas preenchida. Temos engenheiro.
P.S.: Não consigo, o que não deixa de ser curioso, arranjar link da imprensa portuguesa on-line com estas declarações do engenheiro.

2 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Ainda gostava de saber quais são as licenciaturas " de qualidade acima da média"
em que se inscrevem menos de vinte alunos ...

Seria também interessante saber as notas d eentrada dessa maei dúzia de alunos que se inscrevem nessas tais licenciaturas...

5:17 da tarde  
Blogger Fernando Martins disse...

Caro (ou cara) anónimo (ou anónima).
Uma licenciatura de qualidade com menos de vinte alunos - ou com mais do que vinte alunos - é uma licenciatura, qualquer licenciatura, considerada de importância estratégica numa Universidade ou num Politécnico, para uma região, para a sociedade civil, ou para o país, e na qual a generalidade dos docentes tenha um currículo científico, académico e pedagógico exemplar - depois de avaliados por uma autoridade independente - e em que os alunos tenham um aproveitamento acima da média (quando digo aproveitamento não me refiro apenas às "notas"). Por exemplo, é mais importante manter licenciaturas em alguns ramos da Física com pouca freguesia mas que tenham qualidade e da qual o país precisa, e uma Universidade e a investigação científica portuguesa ou o sistema de ensino necessitam, ou manter licenciaturas em Direito por esse país fora com milhares de alunos, muitos desles medíocres e ensinados por docentes tão ou mais medíocres, quando ainda por cima o país está atolado em advogados, juristas e por aí fora?

5:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home