segunda-feira, março 02, 2009

Nino Morto?

A ser verdade é uma grande ironia histórica e mais uma machadada no mitos dos grandes libertadores africanos. Um dos principais líderes militares da guerrilha guineense contra o poder colonial português acaba morto pelos seus. Mais uma prova do falhanço de muitas das elites independentistas - mas há excepções, veja-se o caso vizinho e tão próximo de Cabo Verde - para construir sequer um Estado funcional quanto mais um Estado democrático liberal.
Altura de reler duas biografias do homem que poderia (talvez - ou será isso outro mito) fazer alguma diferença, também ele, no entanto, morto pelos seus (eventualmente com algum incentivo da PIDE): Amílcar Cabral. Eis o livro clássico de Patrick Chabal e uma nova abordagem recente de António Tomás.

Mais preocupados com períodos mais recentes, e talvez mais estranhos aos leitores portugueses, há papers recentes do International Crisis Group sobre a Guiné como uma Estado falhado - um conceito com algumas falhas, mas que infelizmente não emerge por acaso. E duas obras, uma editada por Chabal: A History of Postcolonial Lusophone Africa; e a outra em co-autoria com J-P. Daloz, Africa Works: disorder as political instrument. Para quem queira estados da questão mais breves sobre a Guiné, em português, este ainda se vai mantendo actual.
Infelizmente, morto ou vivo, Nino está longe de ser o único problema da Guiné. E se se seguir o caos, como na Somália, pós-Siad Barre, então a emenda será definitivamente pior do que o soneto.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Carlos Santos disse...

Assim parece. E África que merecia toda a nossa atenção está mais uma vez esquecida. Mesmo por este amigo:http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/os-40-dias-da-administracao-obama.html
O que é um desastre para a humanidade.

10:26 da manhã  
Blogger Portaria ILEGAL disse...

Convido o autor deste blog assim como os seus leitores a verem o anúncio que coloquei no blog: http://portaria-59.blogspot.com/
que levanta sérias duvidas acerca do caso BPN.
Cumprimentos e obrigado

2:37 da tarde  
Blogger Diogo disse...

Jon Stewart - o apoio de Barack Obama aos bancos no valor de um bilião de dólares

Jon Stewart, do Daily Show, pergunta-se, com excelente humor, se será boa idéia salvar os bancos com um bilião de dólares (que, entretanto, já subiu para dois biliões e meio):

Durante a conferência de imprensa de segunda-feira à noite, o presidente Barack Obama delineou o seu plano de estímulo económico. Mas evitou entrar em pormenores sobre a segunda metade do plano de recuperação, o apoio aos bancos. Deixou isso para o seu secretário do tesouro, Tim Geithner:

Tim Geithner: Este fundo destinar-se-á aos empréstimos a bens que estão a sobrecarregar muitas instituições financeiras, fornecendo o financiamento que os mercados privados não podem agora garantir. Acreditamos que este programa deverá disponibilizar até um bilião de dólares [$1 trillion] de capacidade de financiamento...

Jon Stewart: Um bilião de dólares! Olhem, não sou economista e não trabalho em Wall Street, por isso acredito que as pessoas que nos meteram neste sarilho, ao menos, reconheçam o esforço do governo.

Canal de Televisão: Wall Street não gostou do anúncio de ontem...

CNN: Wall Street rejeitou o plano...

Fox News: Wall Street não mostrou agrado. Acha má idéia…

CNN Live: Wall Street detestou o que ouviu hoje...

Jon Stewart: Deixem-me ver se percebi. Wall Street não gosta dos pormenores dos apoios de um bilião de dólares para Wall Street? Não gostam da forma como um bilião de dólares vos será distribuído? Um bilião que vos vamos dar para substituir o bilião de dólares que perderam?

Deixem-me explicar rapidamente a relação entre quem salva e quem é salvo. Vocês, meus amigos, vocês estão a afogar-se, portanto sugiro que não se queixem se não forem à janela do barco de salvamento. Isto, porque já agora, o que é que estão a fazer na água? Vocês não são vítimas inocentes... Vocês são como um palerma que acha graça andar de parapente durante um furacão. E sabem qual é o mal dos tipos assim? Nunca têm seguro!

Vídeo legendado em português

8:25 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home