sábado, fevereiro 21, 2009

States of Mind

Confirmei com os meus próprios olhos que a simples eleição de Obama não levou, para já, a mudanças revolucionárias nos States.
Felizmente em alguns casos. Graças a Deus ainda há magníficos coros nas missas de Domingo, e french toasts para o pequeno-almoço, que não se fazem melhor em sítio nenhum (nem mesmo em França).
Infelizmente, provando que não há milagres em política, a equipa Obama - talvez levada pela sempre temorosa hybris da vitória - cometeu alguns erros nas nomeações para o seu gabinete. O suposto "Czar da Saúde", e antigo líder dos democratas no senado, Tom Daschle, foi uma baixa importante. A reforma da política de saúde é um problema prioritário para a sanidade dos EUA e ele seria a pessoa ideal para a fazer passar pelo Congresso. Ideal se, como se veio a descobrir, não tivesse deixado uma quantia significativa de impostos por pagar.
Erros todos cometemos, mas a política americana é particularmente implacável e este tipo de coisa é geralmente fatal. (Apesar disso o Secretário do Tesouro, beneficiando ainda do capital político de Obama e do pânico da crise, foi confirmado pelo Senado).
Politicamente estes problemas fiscais da nova equipa Obama deram oportunidade - mais uma prova de que não há milagres em política - aos Republicanos para começar a contra-atacar dizendo que os Democratas querem sempre subir os impostos (apenas os dos mais ricos, mas isso é esquecido) por que não tencionam pagá-los! O humorista democrata Bill Maher juntou-se à festa dizendo que Obama aparentemente não conhecia ninguém que tivesse pagos os seus impostos!
Mas a verdade é que uma certa mudança nas mentalidades é visível: o Estado deixou de ser visto tanto como o inimigo, e mais como uma alomofada necessária para amortecer a crise.
Mas para isso resultar numa mudança real e duradoira é necessário saber aproveitar politicamente o momento de forma inteligente, pragmática, e que dê resultados práticos, reformando o Estado para o tornar mais eficaz (o Wilson Quarterly faz um dossier precisamente em torno deste tema, perguntando muito americanamente: Must Government Be Incompetent?).
Em suma trata-se de retomar os esforços progressista da Terceira Via que afinal a Newsweek (e muitos orfãos do marxismo-leninismo, mais uma vez) tinham precocemente enterrado. O tema de capa aqui há uns meses era o fim da social-democracia na Europa. (A hybris também existe na análise e na imprensa, não é exclusivo da política). Agora a mesma revista afirma na capa que afinal todos - graças a Obama e à crise - nos estamos a tornar socialistas!
Para além desta ainda frágil possibilidade de mudança substancial, é notável também na sempre reveladora publicidade o peso dos anúncios de recrutamento para as forças armadas. E vem de par do anúncio que qualquer residente legal nos EUA ao fim de dois anos pode passar a ser recrutado e ganhar a cidadania em seis meses. As legiões da nova Roma a imitar a antiga? Notáveis ainda pela quantidade os anúncios a empresas de renegociação da dívida.
Os EUA de Obama, como os de Bush, precisam de mais soldados e de menos dívida. Veremos como Obama e o seu pacote recém aprovado pelo Congresso (quase sem apoio dos Republicanos) enfrenta o desafio. Está no ar (hybris?) a ideia de que este momento de crise pode dar aos Democratas a possibilidade de repetir o feito de FDR (o Roosevelt do New Deal - fala-se recorrentemente de um New New Deal) e reconfigurar a paisagem política americana duradoramente em seu favor. Um outro paralelo possível, que ninguém quer recordar, no entanto, é o reformismo do presidente Lyndon Johnson que acabou afogado em sangue nas selvas no Vietname. Esperemos que - graças aos talentos de Hoolbrooke e Petraeus - o mesmo não suceda com Obama nas montanhas agrestes do Afeganistão.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger CS disse...

Caro amigo,

Excelente post. Discordo num ponto: a mudança na política externa é clara e a Índia está a sentir isso. Como já sentiu a Inglaterra e a Europa sentirá fortemente. Se quiser ler o que me leva a dizer isto fica o convite:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/02/af-pak-india-china-e-europa-na-politica.html

Abraço
Carlos Santos

2:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home