segunda-feira, setembro 17, 2007

Almanaque do Povo

À borda de outra água: O Almanaque do Povo excursionou mui brevemente por terras de Um Inimigo do Povo. A Noruega actual não se mostrou tendente a excitações colectivas semelhantes às do enredo ibseniano, ainda que não tenha escapado à tabloidite associada ao infeliz caso McCann. Atingidos após algumas décadas de social-democracia níveis sem precedentes de qualidade de vida, os noruegueses discutem agora a melhor forma de preparar um futuro sem o maná energético responsável pela sua prosperidade, discussão essa centrada na gestão do fundo petrolífero nacional. Habituada ao segundo mundo, certa pandilha portuguesa não sabe se estranhou mais a ausência de ostentação material pública e privada, se o preço da cerveja, se as maçãs deixadas nos beirais em oferta aos passantes, se a cadência cronometricamente alinhada da vida social. Não estranhou nada foi aquela relação com a Suécia, a Espanha da sua península. E os vikings blogam? Blogam, obviamente. Dois dos mais conhecidos bloggers são Bjørn Stærk e Hans Rustad.

Aniversários: O Meia Livraria e o Cinco Dias fazem hoje ano(s); parabéns aos seus autores.

Não conhecia, passei a conhecer e gostei: d'O Holoscópio, assinado por Luís Miguel Bernardo, dedicado à história da ciência em Portugal, e do Mitos Climáticos, de Rui G. Moura, sobre o mais velho desbloqueador de conversa do mundo.

Shame on me: Quase me escapava, a exposição de Pedro Vieira, o virtuoso irmãolúcia, na Trem Azul Jazz Store - Rua do Alecrim 21-A, desde 11 deste belo mês.

Etiquetas: