sexta-feira, maio 11, 2007

Leituras para o Povo: Luttwak e o Meio de Lado Nenhum


Edward Luttwak mostra que o seu gosto por confrontar as verdades estabelecidas não está abalada pela idade. Afinal, este foi o homem que nos deu um prático Manual do Golpe de Estado e que há anos se manifestou contra as intervenções humanitárias no seu célebre artigo Dêem uma Oportunidade à Guerra. Não são leituras para pessoas impressionáveis, mas são interessante e inovadoramente argumentadas. Agora Luttwak vem lembrar, com o radicalismo habitual, que o Médio Oriente não interessa para nada, é The Middle of Nowhere. Aí afirma, preto no branco, que o Médio Oriente é uma zona perfeitamente marginal nas actuais dinâmicas mundiais.

Não subscrevo a tese. Mas é de ler. Porque é bem verdade que se tem dado demasiada importância a cada espirro ou oscilação de humor dos médio-orientais. E é bem verdade que qualquer regime, por mais radical, que queira sobreviver nesta região, dificilmente poderá deixar de vender o seu petróleo a preço realistas (veja-se Khomeini).

Enfim, com estas "Leituras para o Povo" aqui fica mais uma rubrica para animar o povo. Pois nem só de clássicos vive o homem. Pois os suplementos literários parecem ameaçados de extinção nos jornais portugueses. (E afinal este blogue já nasceu falido.) Espero que arraste multidões.

Etiquetas: ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Isto não passa de um resumo de um artigo que acaba de sair na Prospect!

12:50 da manhã  
Blogger bruno cardoso reis disse...

Descobriu-me a careca! Ou teria descoberto se este poste não fosse explicitamente uma chamada de atenção para um artigo do Luttwak que saiu na Prospect com linque e tudo!!

Não me pareceu necessário esclarecer que leituras que vale a pena discutir não se resumem apenas a livros, mas se calhar devia. Ou então nada melhor do que deixar os apressados espalharem-se.

11:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home