sexta-feira, maio 11, 2007

Almanaque do Povo

Comemorações: Parabéns aos autores do Abrupto e do Mar Salgado, que na semana que termina comemoraram quatro anos de vida. Para quem gosta de rememorar estas coisas, o Bloganiversário dá uma ajuda.

Geração de 60: é o nome do blogue colectivo nascido no passado mês de Abril. Múltiplos são os autores, as perpectivas e os tons, substancial a visita.

"O ersatz da vida toda": Não sei se percebi este post de JPP, pareceu-me que queria dizer que dava por cada vez mais pessoas fazendo terapia de substituição na blogosfera, assim como se observasse quem nela se move em permanente second life. Se bem percebi, não concordei. Um meio de comunicação é isso mesmo, um meio; as pessoas podem tocar as existências umas das outras através dele, mas isso não substitui nada - apenas acrescenta (ou abre caminho para) alguma coisa.

O Caderno e o Folhetim: Gostei de achar, por puro acaso, O Mistério da Estrada de Sintra, blogue que Jorge Paixão da Costa mantém desde 2003, ano em que deitou mãos ao projecto que originou longa-metragem homónima, bem como a série exibida pela RTP há uns meses, Nome de Código: Sintra. Aí se encontram registados os estados de espírito do realizador, as várias fases do processo criativo, o desenvolvimento do argumento, etc. Gostei porque pude comparar esse registo com o que havia visto acabado, tanto em série quanto em filme; a construção e economia narrativas, o design de produção, o casting e a direcção de actores, são alguns dos aspectos que me pareceram mais conseguidos. Há - o que ainda não é habitual na ficção audiovisual portuguesa - um grau de tensão nas tramas da série (a relação entre o presente e o passado) e do filme (a relação entre a ficção e a realidade) capaz de cativar o espectador cansado de ver histórias ininteligíveis, básicas, condescendentes ou chatas.

Etiquetas:

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home