quarta-feira, abril 04, 2007

Blogues Vergonhosos e Cartazes (Não) Racistas

Parece que o Senhor Procurador da República acha que os blogues são uma vergonha. Como bem sublinha o Daniel Oliveira é de esperar um esclarecimento, e um pedida de desculpas seria bonito (sobretudo se feito na caixa de comentários de vários blogues).

Mas há um assunto bem mais sério em que o mesmo Senhor Procurador mostra a mesma falta de senso. O PGR que vê os blogues como uma vergonha, não vê apelo à xenofobia no famoso cartaz na Rotunda do Marquês.
Eu explico. Há pelo menos duas razões para considerar que que no dito cartaz há apelo à xenofobia: uma meio a brincar, outra completamente a sério.

Meio a brincar. Os imigrantes são mandados embora de avião. O avião levanta, mas não se sabe onde aterra, não tem qualquer tipo de identificação da companhia aérea e portanto a segurança dos imigrantes não está garantido senão por um ambíguo “Boa Viagem”. Correm, em suma, implicitamente, um risco de vida. Sendo certo que não está assegurado que os autores do cartaz se preocuparam devidamente com a segurança no transporte dos imigrantes há uma ameaça velada de violência sobre estes últimos.

Completamente a sério. Aparentemente “basta de imigração”. Nenhuma razão é oferecida para este alegado excesso de imigrantes. Portanto, senhor Procurador, os imigrantes estão todos a mais (nenhuma limitação é expressa) apenas porque são imigrantes, ou seja, porque são todos uns... estrangeiros. Devem ser postos a andar – “Boa Viagem” – e o mais depressa possível – de avião – apenas por serem imigrantes, ou seja, por serem estrangeiros. Apelo à xenofobia? Ou seja, a uma rejeição irracional e injustificada, racista portanto, dos estrangeiros? Mas alguém tem dúvidas!?!
Espero que o Senhor Procurador corrija urgentemente estas duas sérias calinadas. Infelizmente, como ele não lê blogues, isso é improvável.