sexta-feira, outubro 27, 2006

Uma campanha alegre.

A 1 de Novembro, dia de todos os santos, haverá eleições autonómicas na Catalunha. A CiU, liderada por Artur Mas, expulsará os socialistas do poder. Mas como poderá não ter maioria e já jurou que não governará com qualquer tipo de aliança com o PPC de Piqué, um dos mais civilizados e interessantes políticos catalães dos últimos anos, é possível que busque apoio ou nos socialistas ou nos nacionalistas radicais (embora a CiU também se tenha radicalizado bastante nos últimos tempos). Pelo meio, e já que a derrota é inevitável – resta apenas saber por quantos –, o PSC e Montilla – o seu fleumático líder – acharam por bem produzir um vídeo em que este é associado à célebre Nocilla (uma espécie de Tulicreme, mas pior). Está tudo aqui e louve-se, senão o desespero, ao menos o fair-play socialista numa campanha que começou mal mas talvez consiga acabar bem.

7 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Comparto completamente o que diz do Josep Piqué. É pena que dentro do seu próprio partido nao pensem o mesmo. E nao me refiro só desde Madrid porque o Alex Vidal-Quadras nao ajuda muito.

Mas gostei da entrevista do professor Xavier Sala i Martín ao Piqué no jornal La Vanguardia. Ficam aqui um par de perguntas interessantes:

- Conteste si puede sin que se le escape la risa: ¿El castellano está perseguido en Catalunya?
- No.
- Lo creen algunos del Partido Popular de Catalunya...
- No, pero sí que le diré que hay una política deliberada de desplazar al castellano de la Catalunya oficial y de la Catalunya pública. Eso me parece un profundo error.
- Otra pregunta sin que se le escape la risa. ¿El Estatut lo "tuteló, lo inspiró o lo hizo posible ETA"?
- No.
- Algunos de su partido así lo han dicho...
- Sí, pero nunca desde arriba de todo.


Como diz um amigo meu. O Piqué tem de voltar a ver o Barrio Sésamo para refrescar conceitos. A mim parece-me que tanto o Zaplana como o Acebes estao bastante "arriba". Também é verdade que poderia querer estar a desprezar ambos. Como sabemos o PP pediu ao Zaplana que nao apareça pela Catalunha. Sabe que nao convêm perder mais votos.

Recordo que comentei neste blog que o PP nao passaria dos 10 deputados e o Fernando me respondeu que isso nao seria assim. Acho que vai ganhar mas a verdade é que o PP se está a arriscar a ser a última força política na Catalunha:

CiU: 50-52
PSC: 38-40
ERC: 17-19
ICV: 13-15
PP: 13

(fonte: La Vanguardia)

Também pode acontecer que muitos que dizem que vao votar ICV votem PSC.

O anúncio da Nocilla (os leitores deste blog que sejam consumidores de Nutella nao devem estar contentes com a comparaçao que fez com o Tulicreme :) ) versao Montilla parece-me um bocado de marketing caseiro... mas é verdade que demonstra sentido de humor da parte do PSC.

4:11 da tarde  
Blogger Fernando Martins disse...

Meu/minha caro/a anónimo/a. Agardeço-lhe o excelente comentário. Sempre a aprender consigo.
Devo dizer que tenho tido muita vontade para escrever mais sobre Espanha, mas o tempo tem sido escasso. Três ou quatro dias na Galiza a semana passada foram, como sempre, muito instrutivas. Por outro lado pensei que já tivesse desistido de vir aqui - ao menos à procura de comentários quase sempre tendenciosos sobre a política espanhola.

7:55 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Obrigado.

Este blog faz parte da minha leitura diária. Nao posso desistir de o visitar, especialmente à espera de posts sobre política espanhola. Espero sinceramente, que sempre que possa, escreva sobre o país vizinho. Eu tentarei dar o meu pequeno contributo na caixa de comentários. Tendenciosos??? Nao... :)

É verdade que as visitas à Galiza sao sempre instrutivas... nem que sejam só gastronómicas. Eu estarei por lá no Natal.


Esta semana o ZP apresentou o seu candidato a alcalde de Madrid. Aqui fica um artigo de opiniao sobre o futuro "concejal":

SIN ENMIENDA
El candidato del pueblo

http://www.elconfidencial.com/opinion/indice.asp?id=1989


La Vanguardia, ao estilo The Independent, está a pedir aos candidatos à Generalitat para
fazer a primeira página do diário. Na primeira, da responsabilidade do Piqué, este demonstrou mais uma vez o super professional que é:

http://www.lacoctelera.com/caffereggio/post/2006/10/26/leccion-periodismo-empezar-jordi-juan-la

11:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

http://www.elconfidencial.com/opinion/indice.asp?id=1989

http://www.lacoctelera.com/caffereggio/post/2006/10/26/leccion-periodismo-empezar-jordi-juan-la

11:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

isto nao está a sair em condiçoes:

http://www.lacoctelera.com/caffereggio/post/2006/10/26/leccion-periodismo-empezar-jordi-juan-la


www.lacoctelera.com/caffereggio/post/2006/10/26/leccion-periodismo-empezar-jordi-juan-la

11:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

sinto muito mas vai num formato absurdo. peço desculpa.

www.lacoctelera.com/caffereggio/post/2006/10/26/

leccion-periodismo-empezar-jordi-juan-la

11:52 da tarde  
Blogger Fernando Martins disse...

Agradeço as visitas e os links. Lá irei logo que possa.

12:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home