quarta-feira, outubro 25, 2006
É impressão minha ou João Miranda tem razão ao comparar a recente legislação "anti-terrorista" norte-americana com os julgamentos de 1945 na Alemanha? (Quer dizer: o declínio da "democracia liberal" norte-americana não é de agora, mas de então.)
Contribuidores
Memorandum
- Estados de Alma ou Estado do Tempo?
- País das Maravilhas: o Regresso do Estadista
- A Chuva
- A Diarreia da Mentira.
- Véu
- Lisboa e o seu Presidente-Engenheiro: o Saque Final?
- Regresso ao Futuro
- O Blogue do NÃO
- Ventos de Espanha
- Está quase!
Tabula Chronologica
Forum
Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos
Mil e Tal Filmes para Ver Antes Que Apanhe a Peste
Novíssimo Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda a Sela
Pleitos, Apostilas e Comentários
Read Me Very Carefully, I Shall Say This Only Once
Basilica
Via Appia
Andrew Sullivan, Daily Dish (.us)
El Boomeran(g)(.ar/.es/.fr/.mx/.us)
Cidades Crónicas(.br/.cn./.mz/.pt)
The Religious Policeman (.uk/.sa)
4 Comments:
1) Não tem razão, porque de facto os julgamentos de 1945 na Alemanha foram feitos de forma transparente, com acusados bem conhecidos e acusações bem explicitadas e fundamentadas. Não houve raptos, tortura, prisões secretas, prisioneiros desconhecidos, nem acusações inexistentes.
2) Mesmo que tivesse razão, 1945 não é um bom exemplo para 2006. A mentalidade evoluiu muito, felizmente. Estávamos lixados se hoje voltássemos a fazer todas as merdas que se faziam em 1945. Voltávamos ao Mc Carthismo, não?
Luís Lavoura
Para mim, as características processuais referidas pelo João Miranda são suficientemente más. E se o declínio começou então, e sendo o declínio um "plano inclinado", é natural que, naquele assunto judicial específico, se esteja pior 61 anos depois.
Mas porque é que o Luís Aguiar Santos diz que começou um "declínio" em 1945?
Em 1945 não havia direitos para os negros, havia pena de morte a torto e a direito, etc. Nos anos 50 foi a caça às bruxas de Mc Carthy, em que pesoas foram perseguidas sem a menor culpabilidade. De então até 1990, progrediu-se muito!
1945 não é um bom padrão. Ninguém quer voltar às barbaridades pseudo-judiciais que se faziam nos EUA em 1945. Queremos apenas voltar a 1990.
Eu já tinha escrito isto no meu primeiro comentário mas, pelos vistos, o Luís Aguiar Santos não entendeu. Se calhar precisa que lhe faça um desenho...
Luís Lavoura
Faça o desenho que eu, de facto, não compreendo. Talvez me consiga convencer que o Estado de Direito tem progredido desde o século XIX. 1945 não foi o início de nada, pode é ter sido a revelação de muita...
Enviar um comentário
<< Home