quarta-feira, outubro 25, 2006

As minhas dúvidas (IX)

É impressão minha ou João Miranda tem razão ao comparar a recente legislação "anti-terrorista" norte-americana com os julgamentos de 1945 na Alemanha? (Quer dizer: o declínio da "democracia liberal" norte-americana não é de agora, mas de então.)

4 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

1) Não tem razão, porque de facto os julgamentos de 1945 na Alemanha foram feitos de forma transparente, com acusados bem conhecidos e acusações bem explicitadas e fundamentadas. Não houve raptos, tortura, prisões secretas, prisioneiros desconhecidos, nem acusações inexistentes.

2) Mesmo que tivesse razão, 1945 não é um bom exemplo para 2006. A mentalidade evoluiu muito, felizmente. Estávamos lixados se hoje voltássemos a fazer todas as merdas que se faziam em 1945. Voltávamos ao Mc Carthismo, não?

Luís Lavoura

12:30 da tarde  
Blogger Luís Aguiar Santos disse...

Para mim, as características processuais referidas pelo João Miranda são suficientemente más. E se o declínio começou então, e sendo o declínio um "plano inclinado", é natural que, naquele assunto judicial específico, se esteja pior 61 anos depois.

12:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mas porque é que o Luís Aguiar Santos diz que começou um "declínio" em 1945?

Em 1945 não havia direitos para os negros, havia pena de morte a torto e a direito, etc. Nos anos 50 foi a caça às bruxas de Mc Carthy, em que pesoas foram perseguidas sem a menor culpabilidade. De então até 1990, progrediu-se muito!

1945 não é um bom padrão. Ninguém quer voltar às barbaridades pseudo-judiciais que se faziam nos EUA em 1945. Queremos apenas voltar a 1990.

Eu já tinha escrito isto no meu primeiro comentário mas, pelos vistos, o Luís Aguiar Santos não entendeu. Se calhar precisa que lhe faça um desenho...

Luís Lavoura

2:24 da tarde  
Blogger Luís Aguiar Santos disse...

Faça o desenho que eu, de facto, não compreendo. Talvez me consiga convencer que o Estado de Direito tem progredido desde o século XIX. 1945 não foi o início de nada, pode é ter sido a revelação de muita...

2:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home