sábado, junho 10, 2006

Atenção ao BPI

Há mais de trinta anos meu pai abriu-me uma conta no então Fonsecas & Burnay (penso que é assim que se escreve). Por inércia e conservadorismo fiz deste o meu banco. Mais tarde, com o milagre das privatizações, passou a ser o BPI.
Das duas vezes que lhes fui pedir dinheiro emprestado puseram obstáculos incompreensíveis. Mas das duas vezes cederam, como se estivessem a fazer um grande favor e a missão deles não fosse emprestar dinheiro a quem dele precisa e dá garantias de pagar, com juros e tudo. Quando pedi o empréstimo habitação lesaram-me não escolhendo um notário que me fizesse 50% de desconto na escritura pelo facto de possuir, com a minha mulher, uma conta poupança habitação. Mandaram-me para um notário privado e fiquei a arder em cerca de 300 euros. Reclamei duas vezes. No balcão onde fiz o empréstimo - por escrito - e pelo telefone. Ainda hoje estou à espera de uma resposta dos “serviços.”
Mas ontem - ou melhor, já hoje - aconteceu uma situação, vamos lá, e segundo os molde portugueses, hilariante. A Charo foi jantar fora com amigos, sem dinheiro na carteira, cartão de débito e saldo na sua conta bancária mais do que suficiente para pagar a despesa. Depois da meia-noite chega a conta. Quer pagar usando o cartão de débito. Uma e outra vez vai tentando. A resposta do terminal é sempre a mesma: “operação não autorizada.” Sai do restaurante, vai a um ATM, tenta levantar dinheiro... Nada! “Por problemas técnicos não é possível realizar a operação.” Telefona-me! Conta-me o que se passa. Ligo imediatamente para o “BPI directo”. Explico a situação! Do outro lado, confirmam n.º de conta, nome da minha mulher, o saldo e, naturalmente, informa-me uma gentil senhora que se trata de uma situação normal aquela com se confronta a minha mulher. Entre as 0,00h e a 1,30h o BPI procede a uma espécie de reactualização dos seus ficheiros informáticos, facto que impede a realização de qualquer operação com cartão de débito durante aquele período. Perguntei à senhora se o banco avisava os seus clientes de tal facto. Garante que não. Não era obrigado a isso. Ou seja, presta o serviço quando e como lhe apetece. Perguntei-lhe se alguma informação sobre estes procedimentos constava do contracto celebrado aquando do fornecimento do cartão de débito. Diz que não. Pergunto-lhe de que forma pensava ela e o BPI resolver o problema da minha mulher. Respondeu-me dizendo que não era problema dela. Disse-me para mandar uma reclamação por escrito. Disse-lhe que nem pensar. Que estava farto de reclamar e não obter resposta e que, de qualquer modo, a conclusão lógica da conversa telefónica que se estava a ter era, em si mesma, uma reclamação. Pediu-me um contacto para que alguém do banco atendesse num futuro próximo à minha reclamação. Pedi-lhe para não brincar comigo uma vez que contactos meus e da minha mulher era coisa que não lhes faltava.
A Charo pediu dinheiro emprestado a uns amigos, pagou o jantar, meteu-se num táxi e chegou a casa sã e salva. No restaurante lá lhe foram dizer que eram recorrentes situações destas com clientes que desejavam para contas com cartões de débito do BPI. A Charo e eu temos agora uma certeza… na próxima semana vamos começar a tratar de mudar de Banco.

3 Comments:

Blogger Pete disse...

Caro Fernando Martins já me aconteceram situações como essas, mas era com o Banif. Com o BPI já trabalhei e nunca teve problemas. Fazes bem em mudar as contas, pois se somos nós que pomos o nosso dinheiro à disposição deles e pagamos comissões de toda e qualquer natureza, ou menos escolhamos um que nos trate condignamente.

Um Abraço e bom fim-de-semana,

Pedro Gonçalves.

2:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Um conselho de um cliente muito satisfeito: Montepio Geral :))

3:30 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Os bancos são todos iguais! Querem o nosso dinheirinho e quanto a serviço... zero!
E já que estamos numa de reclamar: a M6 (canal francês de tv) estava a dar os jogos do Mundial em directo. Estava, até hoje às 17:30... cortaram o sinal! Quem? Os gajos do costume: sport tv, tv cabo, oliveiras, pt... FDP!!!

6:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home