sábado, maio 20, 2006

Almanaque do Povo

Legión Urbana: editado pela Oficina del Autor desde Novembro passado, El Boomeran(g)* é o blogue de língua espanhola que congrega os escritores Félix de Azúa (Madrid?), Marcelo Figueras (Buenos Aires), Santiago Roncagliolo (Barcelona), Héctor Feliciano (Nova York), Pedro Ángel Palou (México) e Jean-François Fogel (Paris), com a colaboração adicional de Jorge Volpi, Javier Rioyo e Jordi Soler. Há ainda espaço para crítica literária, novelas em construção e podcasts. Ao fim de seis meses há muita coisa boa que ler. Ah, e o meu predilecto é Héctor Feliciano.

*Nome porque é conhecida a geração literária que se vem afirmando em espaço de língua espanhola desde a década de 60.

1966-2006: O Sínico, de José Carlos Matias, oferece interessantes notas e referências a propósito do 40º aniversário da Revolução Cultural Chinesa.

Arquitectura em Portugal: No rescaldo da revogação do Decreto-Lei nº73/73 lembro que, há já várias semanas, se vem publicando no harDbloG a série Inutilidade Pública, conjunto de reflexões acerca da prática profissional da arquitectura em Portugal. Pelos blogues de outros jovens arquitectos, como o RandomBlog02 e o Complexidade e Contradição, tem também passado a discussão.

[Reprodução: BND]

Etiquetas:

8 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Quem decide o que sai da cadeia de produção são os consumidores. Isto é a primeira coisa que qualquer arquitecto deve meter na cabeça; a segunda é que, se querem qualidade em termos cénicos, uma coisa difícil, se não impossível, de definir, não metam o poder local nisto! Quanto à "qualidade" dos patos bravos, não tenhamos ilusões: esta estará sempre garantida e não vejo que OA possa obstar a isso.

10:43 da tarde  
Blogger sabine disse...

É tempo dos arquitectos terem o seu lugar na arquitectura: aquele que merecem! ;)

2:57 da tarde  
Blogger bruno cardoso reis disse...

Claudia: ahora hasta la Hispanidad no escapa!

3:07 da tarde  
Blogger João Miguel Almeida disse...

Excelente link, esse do boomeran(g). Fazia falta um blogue assim para a lusofonia...

9:27 da manhã  
Blogger Cláudia [ACV] disse...

Bruno,
achei bastante curiosa auto-designação de "blog latino-americano", esperava que invocassem a tal hispanidad, mas suponho que a tenham escolhido por haver nas fileiras um autor francês;

João,
no Almanaque do Povo anterior (no apontamento intitulado "Legião Urbana") deixei um link semelhante para a lusofonia, o "Cidades Crónicas"; já está disponível aqui de lado, nos nossos links.

10:20 da tarde  
Blogger Cláudia [ACV] disse...

João, enganei-me, o link do "Cidades Crónicas" só agora está disponível na coluna do lado, na "Via Appia" :)

1:54 da tarde  
Blogger João Miguel Almeida disse...

Distração minha :) Mas acho esquisita aquela solução de aparecer no blogue apenas o título de cada post.
Já o «Boomeran(g)» é uma espécie de encruzilhada para blogues individuais.
O ideal era um blogue mesmo colectivo, com interacções dos diversos «blogueadores» - é mesmo assim que se escreve? Tirei esta bela palavra do blogue do Luís Carmelo.

2:29 da tarde  
Blogger Cláudia [ACV] disse...

João,
boa questão.
Eu cá umas vezes digo bloggers , outras blogueiros (assim mesmo à brasileira, soa-me bem), e, no caso dos militantes-mais-militantes, digo bloguistas.Não sei se já há alguma expressão considerada canónica, agora fiquei com curiosidade :)

12:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home