quarta-feira, março 01, 2006

Os melhores filmes portugueses

Não costumo ler o JL, mas Alexandre Andrade colocou no seu blogue, aqui, o resultado de uma votação para os dez melhores filmes portugueses dos últimos 25 anos:

1. Noite Escura (João Canijo)
2. Francisca (Manoel de Oliveira)
3. Recordações da Casa Amarela (João César Monteiro)
4. Os Mutantes (Teresa Villaverde)
5. Um Adeus Português (João Botelho)
6. Vale Abraão (Manoel de Oliveira)
7. A Comédia de Deus (João César Monteiro)
8. O Delfim (Fernando Lopes)
9. Ossos (Pedro Costa)
10. Vai e Vem (João César Monteiro)

Que Noite Escura, de João Canijo, se encontre em primeiro lugar é uma boa surpresa. Subscrevo a escolha. Já não concordo, tal como Alexandre Andrade, com a exclusão de José Álvaro Morais. E nem sequer vi O Bobo, considerado por alguns a sua obra-prima. Bastou-me Quaresma e Peixe-Lua para perceber que se tratava de um autor de primeira grandeza. Lamento também que Rio do Ouro de Paulo Rocha fique de fora. Sublinho que não sou fã incondicional do realizador e não gosto nada de alguns dos seus filmes. Acho incompreensível a inclusão de Vale Abraão, um filme falhado de um cineasta muito irregular. O Princípio da Incerteza é uma obra muito mais interessante e Vou para Casa uma película conseguida, limpa das arestas de Vale Abraão.

2 Comments:

Blogger Cláudia [ACV] disse...

João, se o Top10 fosse feito por mim punha "Os Mutantes" em primeiro; "Quaresma" não me parece que coubesse nesta divisão, mas enfim, também não lá poria "O Delfim"...

4:16 da tarde  
Blogger João Miguel Almeida disse...

Ana, gostei de ver «Os Mutantes». Punha mesmo «O Delfim». Apesar de apreciar o que há de específico no cinema - a montagem - e de «Os Mutantes» ser habitado pela poesia do cinema e actores em estado de graça, acho sempre que um bom texto, um bom enredo só beneficia o filme. «Noite Escura» reúne duas pulsões opostas do cinema - o realismo (construído a partir de uma pesquisa laboriosa em bares de alterne) e as referências literárias (é a versão de uma tragédia grega).

10:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home