quarta-feira, dezembro 03, 2008

Igualdade de oportunidades on line

Apesar de tantas reclamações exigindo debate e abertura nos partidos políticos, quando estes se mexem nesse sentido, o silêncio é quase total. Assim foi ainda na semana passada, quando a socialista Fundação Res Publica, que reuniu as Fundações José Fontana e Antero de Quental, apresentou à imprensa o seu site (com blog e com forum de discussão associados), e de novo assim foi no dia seguinte, quando o PSD apresentou o site do seu Instituto Francisco Sá Carneiro.
Mais uma triste prova de como ao «jornalismo político» nacional o que interessa não são os factos mas as intrigas sobre os factos. A ResPublica tem colaboradores activos e competentes, mas é vista como «resposta» ao «ops» dito 'alegrista', quando bastaria olhar os textos e ver que eles nem sequer se prestam a tal tresleitura. O Instituto do PSD é soterrado pelas peripécias da direcção do partido, quando parece apostado em pensar o médio prazo.
Uma primeira impressão sobre site e sobre o blog da ResPublica é de muita seriedade e linha oficial. Os debates em forum são o mais promissor, embora ainda muito cerimoniais também. É compreensível, atendendo à necessária diferenciação face à «rua» e ao facto de o PS estar no poder.
Do mesmo modo, a anunciada indisponibilidade do PSD para apresentar propostas próprias antes de meados de 2009 transparece num site leve (bem concebido) e com muito video (para quem goste do género, e de facto público não falta). Escusavam era de colocar num link sobre igualdade de oportunidades as perspectivas de Luciano Amaral e de Zézinha Nogueira Pinto... O que este socialista se deve estar a rir.

Etiquetas: