quarta-feira, junho 11, 2008

Livros para o Povo: Desigualdade

Há muito que me apetecia saudar o empenho do Henrique Raposo em ir publicando sobre livros no Atlântico. Tentarei ir correspondendo, certamente em ritmo mais lento, mas em duplicado.

Aqui fica um pequeno contributo para uma questão da actualidade. Anthony Giddens, o mentor de Blair, é responsável por este The New Egalitarianism que resultou de uma série de seminário na Policy Network.

Parece que há gente de esquerda em Portugal tão preocupada com a desigualdade que até organiza festas para resolver a questão. É um problema muito complicado, e lamento mas não creio que só com comícios e festas (embora estas aliviem qualquer coisa) se vá lá.

Apesar de tudo há que não cair no pessimismo. Apesar de tudo parece que (afinal, e lendo com atenção!) mesmo a complexa desigualdade relativa está a decrescer em Portugal. É uma flagrante evidência que em termos de pobreza absoluta - apesar de tudo a questão mais importante - Portugal está incomparavelmente melhor do que há trinta anos atrás.

A Terceira Via, de Blair e Companhia, tem-se empenhado imenso nesta questão ao nível da análise e formulação de políticas: avançando novas propostas, corrigindo práticas. Fico a aguardar semelhantes contribuições da extrema-esquerda nacional e respectivos compagnons. Embora, para ser justo, haja que notar a falta reflexão de fundo sobre políticas públicas em todos os partidos portugueses.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger CLeone disse...

Um retorno em boa forma, e que já tardava;-)

8:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home