sábado, abril 21, 2007

"Portugueses" nas Eleições Francesas


Seria interessante perceber como votam os franceses de origem portuguesa nas eleições presidenciais, em França, amanhã. Será que, como dizem (não sei bem com que base), o farão sobretudo à direita? Será que votarão sobretudo em Sarkozy e até em Le Pen? Será que isso é sinal de uma boa ou má integração? A mim parece-me que, sobretudo um voto em Le Pen, é sinal de má integração. De uma espécie de hiper-francesismo de compensação, vontade de se mostrar ainda mais francês do que os nativos. Ou de um receio de que uma posição que se sente (com ou sem razão) como afinal frágil seja ameaçada por novos imigrantes.
Não custa a crer numa maior vulnerabilidade de muitos franceses de origem portuguesa à violência e à incerteza: os carros que são queimados nos tumultos nos subúrbios não pertencerão propriamente à classe A. Talvez alguns deles acabem por regressar a Portugal (duvido, mas) certamente para alegria dos nossos racistas caseiros.

Veremos no domingo (ou talvez não). Veremos, certamente, se os receios a respeito de um regresso dos mortos de Le Pen se concretizam ou não.
IMAGEM: Cortesia de Rafael Bordalo Pinheiro e do Instituto Camões.

Etiquetas:

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home