Duas perguntas!
O que é que se comemora no 25 de Abril?
P.S.: Quem é o cidadão boçal que está a fazer o discurso de comemoração do 25 de Abril na qualidade de deputado do Bloco de Esquerda?
um blogue desalinhado
Fernando Martins 10:21
Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos
Mil e Tal Filmes para Ver Antes Que Apanhe a Peste
Novíssimo Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda a Sela
Pleitos, Apostilas e Comentários
Read Me Very Carefully, I Shall Say This Only Once
Andrew Sullivan, Daily Dish (.us)
El Boomeran(g)(.ar/.es/.fr/.mx/.us)
Cidades Crónicas(.br/.cn./.mz/.pt)
The Religious Policeman (.uk/.sa)
7 Comments:
Para uns foi o início duma bela vida. Saídos do anonimato françes, chegam como heróis e salvadores da pátria, e aboletam-se de boas casas, bons vencimentos, família colocada, poleiros perpétuos.
Para outros foi o assistir à destruição do tecido económico financeira e social, embalados pela promessa de melhor vida, em troca do voto de permanência da nova ditadura dos partidos.
Prefiro a falta de data comemorativa dos espanhóis, e a sua mais acertada opção pelo reformismo e passagem sem sobressaltos da ditadura para uma Liberdade e nível de vida superior ao português.
O que é que se comemora no 25 de Abril?
Comemora-se, por exemplo, o facto de voce poder estar aqui a exprimir a sua opiniao sem sofrer qualquer tipode censura, prévia ou posterior
...
comemora-se a queda de um regime fascista onde não era permitido fazer perguntas deste teor..., caíu o regime, mas os fascistas andam por aí...
Penso que o facto de passar a haver Liberdade foi um passo em frente,mas o que veio depois,tem sido uma tragédia...
Positivo : o fim da ditadura e a instauração da democracia.
Negativo : o grande desperdicio que foi o PREC e a descolonização "exemplar".
Globalmente : apesar de tudo, balanço positivo. Julgo que ninguem admite hoje sériamente que o pais teria podido continuar por muito mais tempo sem uma democracia pluralista e partidaria. Claro que a mudança de regime poderia ter sido feita de outro modo (exemplo : Espanha). Mas não é certo que se teriam assim podido evitar muitas das consequencias negativas.
Passaram entretanto mais de 30 anos.
Julgo que os problemas e desafios de hoje ja pouco tem a ver com o 25 de Abril de 1974.
Acho que as revoluções fazem bem. São como uma sangria que ajuda a limpar a maldade, uma purificação! O problema reside nas alternativas que possam surgir como salvadoras. Nunca sabemos quais os verdadeiros intuitos daqueles que se apresentam como opções válidas. E quando temos várias facções em disputa pelo mesmo lugar, os seus objectivos podem denegrir-se!
Enviar um comentário
<< Home