quinta-feira, maio 07, 2009

Almanaque do Povo

[Almanaque Merchant's Gargling Oil: New York State Library]

Tempos difíceis: a Comunidade Vida e Paz, IPSS que completou há poucos dias vinte anos de trabalho junto da população sem-abrigo de Lisboa, tem também vindo a sentir os efeitos da recessão. Está por isso em curso há várias semanas uma campanha de apelo à doação de leite, principal alimento distribuído diariamente pelas ruas da cidade. Os contributos podem ser feitos por via telefónica, postal ou presencial (consulte o seu site para mais informações).
Esperança e justiça contra a crise: é o mote para as Conferências de Maio, ciclo anual de reflexão e debate promovido pelo Centro de Reflexão Cristã, que terão lugar no Centro de Estudos da Ordem do Carmo (Rua de Santa Isabel, 128-130, Lisboa. Metro: Rato) A primeira de quatro acontecerá hoje, ao final da tarde. Aqui fica o programa detalhado:
1 – Economia da Ilusão e Sociedade Injusta
Dia 7 de Maio, 5ª feira, 18h30m
Alfredo Bruto da Costa
Ulisses Garrido
2 – Desesperança e Apelo Solidário
Dia 14 de Maio, 5ª feira, 18h30m
João Ferreira do Amaral
Jorge Wemans
M. Margarida Marques
3 – Crise dos Modelos as Novas Respostas
Dia 21 de Maio, 5ª feira, 18h30m
Eduardo Paz Ferreira
Guilherme d’Oliveira Martins
4 – Há uma Esperança Global?
Dia 28 de Maio, 5ª feira, 18h30m
Luís Moita
Manuel Brandão Alves
Outras crises, outras dificuldades: Após bastantes anos de trabalho num primeiro argumento, Silence encontra-se finalmente em fase de pré-produção cinematográfica. Esta adaptação do romance de Shusaku Endo por Martin Scorsese chegará às salas no próximo ano, e se assim for, dificilmente se errará ao presumir que a sua recepção será, como o próprio enredo, atribulada: fé, perseguição, apostasia, choque cultural, ocidentais e orientais de setecentos escritos e olhados mais de duzentos anos depois, eis matéria para entendimentos e desentendimentos cheios de ânimo; foi interessante vê-la abordada n' Os Olhos da Ásia, sê-lo-á também num projecto norte-americano. Com Dante Ferretti à cabeça do design de produção e Daniel Day-Lewis, Benicio del Toro e Gael Garcia Bernal como jesuítas portugueses, como não aguardar com expectativa o resultado?

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home