quinta-feira, março 12, 2009

Almanaque do Povo (fora de horas)

Ponto único na ordem de trabalhos - Um chapéu-de-chuva chamado Humanidades: Colocado em linha no final do ano passado o número de apresentação, aguardo com curiosidade novidades na Sapiens, revista electrónica semestral que pretende divulgar junto de um público mais alargado diferentes trabalhos de investigação em História, Património e Arqueologia.
Falando em Humanidades, bem interessante vai pelos Estados Unidos o debate sobre o (já tão circunscrito) lugar deste campo de conhecimentos no seio universitário, em tempo de crise generalizada.
Patricia Cohen, no NYT, reabriu um debate cíclico, e a academia blogante (como refere Paul Harvey) tenta pôr as coisas em perspectiva. Para saber o que diz gente de três gerações, aí estão as opiniões de Timothy Burke, Anthony Grafton e Stan Katz.
Por cá, ainda a este propósito, pode ler-se integralmente aqui a entrevista de António Guerreiro a Maria Helena da Rocha Pereira. No final da versão em papel assinala-se a remissão [bastante vaga (www.expresso.pt) e que obriga o leitor a andar à cata do link especifíco num motor de busca pouco afinado] para uma outra, completa.
Só depois de se ler a versão on-line se fica a saber que não só aconteceram mais perguntas e respostas, como aconteceram um bocadinho mais de respostas às perguntas impressas. Assim sendo, onde raio está o value for money a benefício do leitor que paga as suas notícias em polpa de madeira? Desde quando é que uma página e três quartos (num total de três) integralmente ocupados com um retrato da autora é melhor que uma outra que, não se podendo agarrar, sai de graça e tem tudo o que a entrevistada realmente disse e mais um par de fotos? Por Zeus.

2 Comments:

Blogger CS disse...

Excelente espaço. Se me permite uma achega ao debate do muito de novo que vai nos EUA e não a considerar mera publicidade
(http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/os-ganhos-das-economias-emergentes.html) Um abraço de um fã desconhecido do seu blogue,

CSantos

5:53 da manhã  
Blogger Cláudia [ACV] disse...

Carlos Santos, retribuiremos a visita, e obrigada pela sugestão!

7:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home