quinta-feira, julho 10, 2008

Da nudez

As palavras de Henrique Medina Carreira no Jornal da Noite de ontem, na SIC, representam porventura o retrato mais cru que já ouvi sobre o governo de José Sócrates e sobre a democracia portuguesa. Entre algum excessivo pessimismo do restante discurso, pareceram-me muito justas as críticas à comunicação social: "Essa palhaçada que vocês me levam a casa todos os dias". Isto demonstra bem o espírito acrítico e comercialista do jornalismo português o qual, salvo raras excepções, contribui em muito para o comodismo e para a futilidade do pensamento actual sobre a realidade do país. Ao ouvir as suas palavras, dei por mim a pensar que nunca tinha visto certas coisas dessa forma. Independentemente de concordar com Medina Carreira, as suas declarações acrescentam algo à minha reflexão, fenómeno bem diverso dos telejornais que vejo quase todos os dias.

3 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

"Essa palhaçada que vocês me levam a casa todos os dias" quer dizer que existem uns palhaços que fazem a palhaçada e outros que a divulgam. Nos entanto os autores principais das palhaçada são os politicos, que investem fortemente nela e só depois a comunicação social. O o sr. Medina Carreira também não está a fazer o numero do palhaço pobre?

9:52 da manhã  
Blogger Jorge Revez disse...

Caro José:
Essa hipótese do palhaço pobre é válida, mas o meu post visava apenas realçar uma certa falta de espírito crítico que encontramos na comunicação social de hoje. Esta transmite-nos uma imagem do país à imagem do que as agências de comunicação produzem, sem acrescentar algo que nos faça pensar um pouco mais além do que aquilo que estamos a assistir.
Mas é claro que o problema de base é o mesmo: as tácticas utilizadas na política, e que não são logicamente de hoje, não passam por vezes de mera propaganda barata, perante a qual a comunicação social não se pode limitar a "divulgar".
Cumprimentos,
Jorge

1:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Caro Jorge,
Não há razão lógica para que na comunicação social portuguesa exista um grau de excelencia maior do que nas outras actividades em Portugal. Se é verdade o que diz na maioria dos casos, tambem há (em reduzido numero) quem produza informação e noticias reais, novas, com qualidade, contexto e responsabilidade. Eu procuro-a e não é fácil, mas dificilmente a vai encontrar nos telejornais das tvs portuguesas.

8:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home