domingo, julho 13, 2008

Paz musculada


Isolado mas cada vez mais determinado: assim parecia Robert Mugabe até ao veto da Rússia e da China à resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que previa sanções ao regime de Harare e aos seus dirigentes.
Na sequência da violência e das irregularidades que marcaram a eleição presidencial, teria o veto acontecido porque, como Mugabe ameaçou, ele seria o caminho para a guerra civil? A Rússia, por exemplo, que tinha prometido na reunião do G8 apoiar a iniciativa, deu o dito por não dito, considerando depois da ameaça que as sanções seriam um precedente perigoso nos assuntos internos de um país e um obstáculo ao diálogo.
A estratégia da não interferência, se bem que consignada pela ONU, é envolvida numa atmosfera coerciva que, possivelmente, ultrapassou as melhores expectativas do ditador: imagino que Mugabe para além de se ter sentido apoiado, sentiu-se legitimado na sua acção governativa. O governo de Harare agradeceu o bloqueio da resolução e Mugabe voltou à normalidade, como presidente, depois de eleições consideradas fraudulentas pela oposição e pela comunidade internacional. Com a fragilidade europeia bem patenteada, o apaziguamento no Zimbabué continua longe... possivelmente mais longe ainda depois do veto da ONU, avizinhando-se uma paz cada vez mais musculada.

1 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Independentemente de qualquer julgamento que possamos (e devamos) fazer sobre o regime de Mugabe, temos que recohecer duas coisas:

1) O Conselho de Segurança das Nações Unidas tem por objetivo manter a paz internacional e evitar a guerra, e não imiscuir-se em problemas internos de qualquer país. A posição da Rússia e da China é correta. Quem quer que seja pode boicotar o Zimbabué, mas o Conselho de Segurança não é órgã apropriado para decretar um tal boicote.

2) Há muitos países com ditaduras tão más ou piores do que a do Zimbabué, mas de que ninguém fala. Se se fala tanto do Zimbabué é porque há lá brancos que são cidadãos ingleses, e não porque o regime de Mugabe seja pior do que alguns outros.

Luís Lavoura

10:29 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home