quinta-feira, abril 17, 2008

O Bloco (anti)democrático

Agora que o PPD/PSD consegue aumentar ainda mais a barafunda em que vive e que serve para entreter quem resume a política a peripécias sem sentido, convém notar uma notícia de 4 linhas discretamente surgida hoje no Público: «convocada manifestação contra a polícia a 25 de Abril». Curioso? «Diversas organizações marcaram uma ‘manifestação antiautoritária – contra a repressão policial’ para dia 25 de Abril, às 17.30h, na Praça da Figueira, através de um blogue na Internet. Isto é tudo demasiado óbvio, ainda há dias se tinha anunciado aqui o género de agitação antidemocrática em preparação a coberto «de Abril».
Para aqueles para quem o 25 de Abril é democracia (e não, como estes fascistas supostamente de Esquerda dizem, democra-CIA), é preciso perder de vez as tibiezas. Isto não passa da repetição do exercício perpetrado o ano passado, igualmente a 25 de Abril, e já com várias sequelas (milheiral no Algarve no Verão de 2007, centenário do regicídio já este ano). O que a notícia demonstra uma vez mais é a cumplicidade (para quem não sabe, o termo é pejorativo) da comunicação social dita de referência com organizações (não especificadas) anti-democráticas que, pelos vistos, insistem em manif’s selvagens para se fazerem de vítimas da lei (não é a polícia, tão reclamada contra skins, que está em causa). Quem é democrata, independentemente de ser de Esquerda ou não, laico ou não, republicano ou não, só pode denunciar abertamente o carácter anti-democrático destas práticas – repetidas e exploradas partidariamente pelo BE – sem esperar pelo pior. Fingir que não se vê para não se envolver em querelas com conhecidos, amigos, sócios, etc., é perder a legitimidade para se diferenciar.
Pela minha parte, nada a acrescentar.

Etiquetas: