quinta-feira, agosto 30, 2007

Agrestic Development

"Adult content, graphic language, violence, brief nudity, viewer discretion advised", diz o aviso. Muito bem, ficamos avisados. Quem como eu não tenha acompanhado a série desde os primeiros episódios nem por isso terá dificuldade em entrar em Agrestic, urbanização cujos habitantes fazem jus ao adjectivo. Naquela América abafada e afluente, nem os Botwin, nem os Hodes, nem os seus amigos e comparsas estão minimamente preocupados em ser (ou parecer) polidos. Querem satisfazer as suas necessidades e que o outros não os chateiem com grandes questões, o que só pode ser pasto para complicações. Por falar em pasto, a erva do título é leitmotiv. Uns vendem-na, outros compram-na, outros apreendem-na. O registo é no-bullshiteano: ninguém se faz de vítima, toda a gente sabe ao que anda. Daí que, com um elenco daqueles, o resultado seja interessante de ver.

[Imagem: Cunhados Botwin às compras, durante uma convenção canabítica.]

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 29, 2007

Férias bloguíticas


segunda-feira, agosto 27, 2007

Avanços científicos: Deus mora no cérebro?

sexta-feira, agosto 24, 2007

Uma pessoa faz por ler as notícias

, mas depara-se com um naco de guião de telenovela. Eu se fosse o Dr. Tozé Martinho, digno obreiro desse outro sucesso de audiências provido de gémeas em conflito, não deixava direitos de autor por cobrar.


[Imagem: Sofia Alves, a protagonista da trama em dose dupla]

Nietoska Nezvanovna

«Via-lhe o sorriso, que não se mostrava nunca em outras ocasiões, pois (lembro-me de que era isto o que tanto me impressionava) jamais sorria na presença de Alexandra Mikailovna. De repente, mal lançava um olhar ao espelho, o rosto modificava-se por completo, o sorriso desaparecia como por encanto e uma expressão de amargura, de um sentimento que se diria brotar irresistivelmente, impossível de esconder nem pelo maior esforço, mostrava-se-lhe então nos lábios; uma ruga de inquietação vincava-se na testa, unindo as sobrancelhas. O olhar ocultava-se por trás dos óculos, e, como por uma ordem, ele ficava afinal outro homem. Recordo-me de que em pequena tremia com medo de compreender o que via, e, mais tarde, esta impressão penosa, desagradável, não se me apagou do coração. Depois de se ter mirado ao espelho, durante um minuto, inclinava-se, como de ordinário fazia quando se apresentava diante de Alexandra Mikailovna, e, em bicos de pés, entrava no quarto.
Era esta recordação que acabava de me impressionar. Então, como agora, ele julgava-se só quando se abeirava do espelho; agora, como então, com um sentimento desagradável, eu achava-me não muito longe de Piotre Alexandrovich. Mas ao ouvir esse canto (o que menos se esperava dele) que me feria de modo tão inesperado, fiquei pregada ao chão, e, no mesmo momento, evoquei uma cena da infância. Os nervos vibraram-me todos, e, em resposta a essa malfadada canção, soltei tal risada que o pobre cantor deu um grito, pulou para longe do espelho, e, pálido como um cadáver, sentindo-se apanhado em flagrante, olhou-me cheio de terror, de espanto e de fúria. Esse olhar agiu doentiamente em mim; repliquei com um riso nervoso, mesmo cara a cara, e, sem deixar de rir, entrei no quarto de Alexandra Mikailovna.»

Fiodor Dostoievski, Noites Brancas e outras novelas, Lisboa, Estúdios Cor, 1964, pág. 398

Etiquetas: , ,

quinta-feira, agosto 23, 2007

Uma crise profunda nas Letras

Na nossa contemporaneidade assistimos a uma deslegitimação progressiva da palavra escrita e lida em benefício de discursos dominados pela imagem, a perda gradual de poder simbólico de saberes com tradição na cultura ocidental como seja o caso da história, da filosofia, da antropologia e da literatura, a hegemonização televisiva, a brutal "tabloidização" de uma vida pública reduzida à indigência, a confiança acrítica no carácter redentor de certas ciências e o crescente prestígio de áreas e de carreiras que correspondem a solicitações novas e socialmente prementes como seja o caso da informática, do marketing e da gestão, por exemplo.
Tudo isto originou mudanças no nosso modo de percepcionar a realidade em que vivemos, contribuindo para uma redistribuição de poderes e de espaços de actuação, obrigando a pensar o lugar, a função e os modelos de formação por que se regem as Letras.
Ultimamente, as faculdades de letras espalhadas pelo país parecem ter-se tornado exímias em mascarar com nomes apelativos aquilo que não é senão mais do mesmo, parecendo que as velhas designações já não "vendem", servindo-se licenciaturas com vocábulos mágicos como "comunicação", "multimédia", "animação", "artes", até se chegar a algumas combinações bizarras. Esta ânsia de inovar, mal direccionada, conduz alguns indivíduos em aventuras académicas e profissionais com um desenlace algo duvidoso.
A crise das letras provém de um desnorte social e cultural, pois não deve apelidar-se de civilizado nem culto um país, um povo que não estuda nem investiga a filosofia antiga, a poesia renascentista, a arte maneirista, a literatura latina, os livros de viagens e a história da língua, a crítica textual, as epopeias e os textos historiográficos.
Se adicionarmos a estes factores um poder político tolhido pela gestão do défice que ignora o que de mais denso e estruturante existe na nossa memória colectiva, podemos firmemente afirmar que a nossa civilização, tal como a conhecemos, está a enveredar por um caminho desconhecido e perigoso que ameaça a sua perpetuação.

Milho transgénico e ideologia travestida

A destruição de um hectare de milho transgénico por um grupo ambientalista, em Silves, tem provocado alguma polémica e muita alucinação ideológica. À esquerda vislumbrou-se um épico combate a multinacionais e à direita uma reedição das «ocupações selvagens de 1975». Nada nos permite entender em qualquer das posições uma sombra de realidade ou de consistência ideológica. O proprietário do milho vandalizado, José de Menezes, não é nem o dono de qualquer multinacional, nem um proprietário absentista, mas sim um pequeno agricultor que dirige uma empresa de carácter familiar. Ou seja, em linguagem marxista, José de Menezes é simultaneamente o proprietário do seu meio de produção e o criador de mais-valias. Ainda de um ponto de vista marxista, o que são os «ambientalistas»? É difícil responder a esta questão, pois eles não afirmaram a sua identidade a partir de qualquer actividade profissional. Os jornais dizem-nos que boa parte deles são estrangeiros, o que significa que possuem mobilidade internacional e atravessam as fronteiras não para defender os seus direitos enquanto produtores, mas para agir com motivação política. Tudo nos leva a crer que muitos deles, ao contrário, de José de Menezes, possuem educação superior. Se tentássemos defini-los em categorias marxistas de acordo com a informação disponível e presumível - estilo de vida, nível educacional, exigências a nível de consumo, «capital simbólico» - a classificação de «burgueses improdutivos» parece-nos bastante apropriada. Em suma, de um ponto de vista marxista, o que aconteceu em Silves foi um ataque de «burgueses improdutivos» a um frágil criador de mais-valias.
O ponto de vista marxista é sempre redutor. A acção dos ambientalistas não pode ser interpretada apenas do ponto de vista do seu lugar no modo de produção, mas também pelos direitos e deveres de que gozam como cidadãos e pelos seus interesses como consumidores. Como cidadãos integrados numa (ou várias) democracia(s) representativa(s) eles podem e, se agirem segundo a sua consciência, devem eleger deputados que alterem as leis e proíbam o milho transgénico. Como consumidores podem e, ainda segundo a sua consciência, devem promover campanhas contra os alimentos transgénicos, obrigar à identificação destes produtos e persuadir os outros consumidores a não os comprarem. A destruição de milho legalmente plantado não se justifica de nenhum ponto de vista.

Etiquetas: , ,

terça-feira, agosto 21, 2007

Intemporal





domingo, agosto 19, 2007

A desobediência civil

Mais lamentável que desvalorizar o acto de vandalismo de que já todos ouvimos falar - ou de o confundir com o ambientalismo ou conservacionismo praticados por cidadãos de bem - só mesmo legitimá-lo com recurso ao uso abusivo do conceito de desobediência civil. Henry David Thoreau publicou Civil Desobedience em 1849, no quadro de uma oposição empenhada a duas fontes geradoras de enorme violência na sociedade em que vivia: a guerra entre os Estados Unidos e o México, precipitada pela anexação norte-americana do Texas, e a perpetuação de um sistema escravocrata nos mesmos Estados Unidos. À primeira Thoreau respondeu recusando pagar imposto de voto, pelo que passou uma noite na cadeia; ao segundo, combateu-o por via do publicismo. Em momento algum do seu ensaio de vinte páginas a desobediência civil é concebida como acção ou conjunto de acções violentas contra indivíduos, pelo contrário. O ensaio promove a oposição a situações de violência e injustiça mantidas por um qualquer Estado ou sistema político. Daí que a desobediência civil tenha inspirado personalidades que desenvolveram formas de protesto propositadamente não-violento, como Luther King, Jr. ou Ghandi. A desobediência civil é, na sua raíz, uma desobediência civilizada.
O uso deturpado de conceitos que só se conhecem de ouvido é patético, e pelo menos a mim não dá nenhuma vontade de rir.


[Imagem: Capa de livro feito por jovens que leram o autor e nem por isso consta que tenham desatado a dar cabo das maçarocas geneticamente modificadas dos outros.]

sexta-feira, agosto 17, 2007

Karamba...

Passei a noite de ontem em claro... tal desassossego foi inflamado por mais um daqueles debates político-sociais na televisão sobre o desastre de Portugal onde os presentes zurziram na populaça que é analfabeta, preguiçosa e acomodada, culparam os políticos que esbanjam e que são incompetentes e teceram mais ou menos veladamente altos elogios a si próprios enquanto empresários, políticos, ministros, altos gestores, professores universitários ou estudiosos de uma determinada matéria.
Questionados directamente sobre as suas soluções para o problema, a crise pela qual Portugal atravessa, a vulgata: sevícias para o sector público, subsídios para isto ou para aquilo com o intuito de estimular, de motivar, a internacionalização, a apresentação dos bons exemplos do que os outros países fizeram e a esperança nos jovens, principalmente se foram estudar, estagiar ou trabalhar no estrangeiro pois por cá já se sabe… subentende-se que só se emburra. Não houve qualquer discurso sobre responsabilidades próprias ou sobre metas claras com um programa coerente de acção... nada disto foi exposto. Dada a insónia, cansado de debates estéreis, levantei-me e decidi esvaziar a caixa de correio electrónico. Muita publicidade (spam) oferecendo crédito pessoal, crédito para comprar um carro e extraordinárias campanhas e promoções nos supermercados e ainda um quadradinho fotocopiado anunciando os dotes do Professor Karamba. Apesar de pessoalmente não acreditar nos poderes deste dito professor, resolvi, por graça, ler e fiquei siderado pois este homem supostamente iluminado por um "dom hereditário, ajudou muitas pessoas em todo o mundo em casos de: amor, recuperação de empresas, inveja, mau olhado, falta de sorte, grandes problemas financeiros, problemas judiciais, falta de confiança em si próprio, doenças espirituais, dificuldade em engravidar, impotência sexual, problemas com álcool e drogas, falta de vitalidade e outros casos sem explicação." [fim de citação].
Caramba! Aqui está a solução para Portugal! Este era um homem que devia governar Portugal!
Tem tudo para nos curar, pois além de todas as explicações, ainda consegue curar o mal oculto de Portugal que não tem explicação, fazendo o diagnóstico e tendo todas as mezinhas necessárias... Mais: tem ética, pois o prospecto termina com a frase que a nação exige: "Pagamento após o resultado".

Bernanke ou o monetarismo contra o mercado

Ele já tinha avisado que o ia fazer e agora, na primeira oportunidade (e depois do primeiro exercício também inflacionista), confirmou amplamente as promessas, como refere Miguel Noronha. A tentação será grande para o BCE parar, como já tanta gente reclama, a correcção da tendência de "crédito fácil" na Zona Euro. Estes rapazes de Chicago (e os "estabilizadores de preços" em geral), que se crêem grandes defensores do mercado, podem fazer muitos estragos por continuarem a ignorar a teoria monetária (e do ciclo económico) "austríaca".

quinta-feira, agosto 16, 2007

4 anos ecléticos


Parabéns ao Eclético pelo seu 4.º aniversário. A Maggie é uma veterana da blogosfera, mas com o elixir da juventude (e da independência). Beijos e abraços!

quarta-feira, agosto 15, 2007

Os que querem instrumentalizar Deus

Sobre os últimos escritos de Pedro Arroja (no Portugal Contemporâneo e nomeadamente aqui), transcrevo o comentário de um anónimo que diz exactamente aquilo que penso sobre as infelizes afirmações de alguém que já admirei muito (consultável no haloscan):

"Depois de ver o título do post e a imagem de Hume, pensei que o Arroja tinha escrito alguma coisa acerca do irracionalismo humeano. Puro engano... Hume serviu apenas de pretexto para o Arroja voltar a bater no Descartes. E para voltar a culpar Descartes pela racionalização de Deus, quando – e já me fartei de dizer isto – esta prática não foi iniciada por ele, mas sim pelos filósofos medievais que aristotelizaram e platonizaram o cristianismo. No que à demonstração da existência de Deus diz respeito, Descartes não abriu nenhuma avenida; seguiu foi o caminho trilhado pelos Anselmos, Aquinos e Agostinhos. Hume, sim, é que seguiu outra via, possibilitando a dita revolução copernicana de Kant. Percebe-se, por isso, a pouca vontade do Arroja em falar de Hume, não vá abrir-se uma caixa de Pandora.Agora, estranho (ou não) é o Arroja sentir-se feliz com o falhanço cartesiano, ao mesmo tempo que se sente feliz com a conversão bem sucedida de Flew ao argumento do desígnio. E estranha (ou não) é, também, a sua felicidade por a ideia de Deus não ter sido banalizada ou aprisionada pela razão, quando o próprio Arroja evoca o nome de Deus em vão, isto é, instrumentaliza-o e aprisiona-o numa função que seria a de garantir a viabilidade da sociedade. Se, para Descartes, Deus é a causa primeira do mundo, para o Arroja importante é ele ser a causa primeira da sobrevivência de uma sociedade.E assim, não é preciso imaginar o que seria o terrível mundo de hoje se Descartes tivesse demonstrado a existência de Deus. O mundo de hoje é feito de Arrojas que tratam Deus, não por tu, mas como uma coisa, como um instrumento para controlar as massas. Convém, por isso, Deus não ser banalizado e aprisionado por uma razão critica, mas sê-lo, antes, pela supertição e pela idolatria a que os crentes mais facilmente aderem. Ou não fosse o cristianismo o platonismo do povo, como disse Nietzsche. O mundo de hoje é, portanto, guiado pelo pragmatismo e pelo utilitarismo, e isto está bem patente nas ideias do Arroja acerca da religião. É o mundo em que Deus não está presente como princípio, mas sim como meio. A sociedade viável do Arroja é, afinal, a sociedade em que Deus está morto."

P.S. Na verdade, Arroja falou depois de Hume, mas só para fazer mais afirmações infelizes - ad hominem e sobre o que Hume sustentou sobre a causalidade. Valha-nos Deus!

A Montanha Mágica

«Com respeito à natureza do tédio encontram-se frequentemente conceitos erróneos. Crê-se em geral que a novidade e o carácter interessante do seu conteúdo “fazem passar” o tempo, quer dizer, abreviam-no, ao passo que a monotonia e o vazio estorvam e retardam o seu curso. Não é absolutamente exacto. O vazio e a monotonia alargam por vezes o instante ou a hora e tornam-nos “aborrecidos”; porém, as grandes quantidades de tempo são por elas abreviadas e aceleradas, a ponto de se tornarem um quase nada. Um conteúdo rico e interessantes é, pelo contrário, capaz de abreviar uma hora ou até mesmo o dia, mas, considerado sob o ponto de vista do conjunto, confere amplitude, peso e solidez ao curso do tempo, de tal maneira que os anos ricos em acontecimentos passam muito mais devagar do que aqueles outros, pobres, vazios, leves, que são varridos pelo vento e voam. Portanto, o que se chama tédio é, na realidade, antes uma simulação mórbida da brevidade do tempo, provocada pela monotonia: grandes lapsos de tempo quando o seu curso é de uma ininterrupta monotonia chegam a reduzir-se a tal ponto, que assustam mortalmente o coração; quando um dia é como todos, todos são como um só; e numa uniformidade perfeita, a mais longa vida seria sentida como brevíssima e decorreria num abrir e fechar de olhos. O hábito é uma sonolência, ou, pelo menos, um enfraquecimento do senso do tempo, e o facto dos anos de infância serem vividos vagarosamente, ao passo que a vida posterior se desenrola e foge cada vez mais depressa, esse facto também se baseia no hábito. Sabemos perfeitamente que a intercalação de mudanças de hábitos, ou de hábitos novos, constitui o único meio de manter a nossa vida, de refrescar a nossa sensação de tempo, de obter um rejuvenescimento, um reforço, um atraso da nossa experiência do tempo, e com isso, a revolução da nossa sensação da vida em geral. Tal é a finalidade da mudança de lugar e de clima, da viagem de recreio: nisso reside o que há de salutar na variação e no episódio. Os primeiros dias num ambiente novo têm um curso juvenil, quer dizer, vigoroso e amplo – seis ou oito dias. Depois, na medida em que a pessoa se “aclimata”, começa a senti-los abreviarem-se: quem se apega à vida, ou melhor, quem gostaria de apegar-se à vida nota, com horror, como os dias começam a tornar-se leves e furtivos; e a última semana – de quatro, por exemplo – é de uma rapidez e fugacidade inquietante. Verdade é que a vitalização do nosso senso de tempo faz-se sentir para além do interlúdio, e desempenha o seu papel ainda quando a pessoa já voltou à rotina; os primeiros dias que passamos em casa, depois desta variação, afiguram-se-nos também novos, amplos e juvenis, mas somente uns poucos: porque a gente acostuma-se mais rapidamente à rotina do que à sua suspensão, e quando o nosso senso do tempo está fatigado pela idade, ou nunca o possuímos desenvolvido em alto grau – o que é sinal de pouca força vital – volta a adormecer muito depressa, e ao cabo de vinte e quatro horas já é como se a pessoa jamais tivesse partido e a viagem não passasse do sonho de uma noite.»
Thomas Mann, A Montanha Mágica, Lisboa, Edição «Livros do Brasil», s.d., pp. 110-111.

Etiquetas: , ,

terça-feira, agosto 14, 2007

«Lutas extremamente avançadas»

Torre Bela, o filme-ícone do PREC, um documentário sobre a ocupação selvagem de uma herdade de mais de mil hectares, iniciada em Abril de 1975, no Ribatejo está em exibição no King, em cópia restaurada, no verão morno de 2007. Nunca o tinha visto e aconselho a todos a experiência. Sendo o filme de um realizador empenhado, Thomas Harlan, que o dedica a Otelo Saraiva de Carvalho, resiste a qualquer apropriação ideológica, sinal que estamos, antes e além do mais, perante arte e cinema. Não por acaso o filme é citado quer por «saudosistas» quer por «detractores» da revolução. Os primeiros revêem(-se) (n)o entusiasmo revolucionário. Os segundos comprazem-se na denúncia da «irresponsabilidade», da «boçalidade» e até dos atropelos morfológicos e sintácticos dos populares.
Eu não me revejo em nenhuma destas posições. E lamento que as gerações que viveram a revolução durante a infância, ou nasceram depois dela, continuem a reproduzir os estereópitos criados, muitas vezes em auto-justificação ou auto-expiação dos intervenientes, praticando aquilo a que o bispo do Porto chamava «fazer a penitência batendo no peito dos outros».
O que eu vi no filme foi um povo ignorante, desajeitado, tosco, mas generoso, pacífico, movido antes de mais pela vontade de trabalhar para satisfazer as suas necessidades básicas, a ser duplamente atraiçoado pelos senhores locais e pelos militares revolucionários. O proprietário, Duque de Lafões, mostra-se indiferente ao ethos quer da aristocracia quer do catolicismo conservador que impõe deveres de responsabilidade perante os outros e legitima a propriedade pela sua função social. Só perante a pressão dos revolucionários é que manda algumas pessoas às aldeias vizinhas «perguntar se há problemas de desemprego no povo». Os polícias militares empurram os populares para uma ocupação ilegal condenada ao fracasso: «primeiro ocupam a terra, a lei vem depois». O resultado, que só sabemos por legenda, é a prisão dos ocupantes logo após o 25 de Novembro, no início de Dezembro de 1975.
Há várias tiradas célebres. Não costumo ver citada uma das mais surrealistas: um oficial do MFA chega de helicóptero para visitar a herdade ocupada e informar-se da situação. Um dos ocupantes diz-lhe: «estamos dispostos a trabalhar sem receber». Resposta do militar: «isso parece-me uma forma de luta extremamente avançada». É uma frase que me dá que pensar. Quer os saudosistas da revolução quer os seus detractores tendem a ver o filme como o documento de uma fase, para o bem ou para o mal, definitivamente ultrapassada. Eu recordo que vivemos num tempo em que se abusa dos estágios não remunerados. Hoje o capitalismo avançado, como ontem o socialismo revolucionário, maravilha-se com o estado de espírito de quem está disposto a trabalhar sem receber. Os portugueses continuam a ser mestres na arte da negação, em passar «de 8 a 80», em optar por viver utopias em becos sem saída ou em seguir o rebanho na estrada principal. Como dizia uma popular, «assim Portugal não s´alevanta».

Etiquetas: , ,

segunda-feira, agosto 13, 2007

Almanaque do Povo


O Espadeiro
: Não é que lusoblogosfericamente no pase nada, mas que pasa menos, isso pasa. Entre o menos, porém, rescende cada post do senhor que responde pelo nome de um certo amigo de Afonso Henriques.

Aniversários: Fez quatro anos o Glória Fácil, no passado dia 10, e dois anos o Combustões, no passado dia 9. Sinceros parabéns a ambos.

Portugal português: o blogue Aldeia de Santa Margarida, a que cheguei pelo caminho do Blogservatório, é ao mesmo tempo espaço de divulgação, léxico e memorial de um país que, não isento de dificuldades, vive e recomenda-se.

'Fábula de Fábula': Torga não tinha em grande conta o incenso de Estado, é sabido. Ainda assim, fala bem bem quem não encontra justificação para a ausência de representação governamental condigna no centenário do seu nascimento.

domingo, agosto 12, 2007

Governo, banco central e crise do mercado imobiliário

Sobre este assunto, actualização aqui.

A recentíssima crise no mercado imobiliário norte-americano, com previsíveis consequências no mercado global e na política monetária dos principais bancos centrais, está a mostrar como a generalidade dos comentadores económicos na imprensa tem uma grande tendência para "acertar" ao lado quando tenta analisar o funcionamento do mercado (neste caso, o norte-americano). Parece ser assumido que aquele funciona livremente e sem as peias e as distorções da regulação dos governos e da intervenção a priori das "autoridades" monetárias. Daí resultam análises sem sentido, que tentam encontrar no próprio mercado explicações para fenómenos que, na realidade, têm causas exógenas (a intervenção dos Estados e dos seus bancos centrais). A injecção de dinheiro "fresco" nas instituições bancárias em crise pela Reserva Federal Norte-Americana e pelo Banco Central Europeu é uma "correcção" desastrosa (e inflacionista) de erros de investimento que já tinham sido causados pela intervenção dos governos e dos bancos centrais neste mercado; esta é a fase em que todos vamos começar a pagar (em dinheiro de valor ainda mais depreciado) as opções que há uns anos pretenderam "fomentar" este mercado com razões políticas e não económicas (isto é, ao arrepio do que era sensato em termos económicos).

Há quase seis anos que uma das publicações do Ludwig von Mises Institute já vinha chamando atenção para o que estava errado neste mercado. Para os eternos distraídos nas questões económicas, a análise "austríaca" talvez tenha algo de importante a dizer sobre este assunto. Aqui ficam, das minhas notas, os resumos do que dois artigos (de 2001 e 2002) já previam que acontecesse (quando a opinião dominante era arrogantemente optimista):

THE FREE MARKET vol. 19, n.º 10, Outubro 2001: p. 6 David Barnes, «The redistribution of risk». O autor critica a acção da Federal National Mortgage Association, conhecida como Fannie Mae, e da Federal Home Loan Mortgage Corporation, ou Freddie Mac; ambas as agências são consideradas em geral GSEs, government sponsored enterprises, supostamente fornecendo liquidez e alternativas “baratas” ao mercado imobiliário, mas o efeito da sua operação subsidiada pelos contribuintes, as isenções de impostos e o acesso a uma linha de crédito de emergência de $2.25 milhões significam que o risco da sua actividade é transferido dos cofres destas agências para os Americanos anónimos, enquanto a concorrência tem de fazer face a esses riscos com os seus recursos; o autor argumenta que se trata de uma política de “redistribuição” do risco, que obedece à lógica da “redistribuição” da riqueza que tem justificado estas agências desde o New Deal com o alegado propósito de “salvar o capitalismo de si mesmo”. «The real danger of government’s protection of Fannie Mae and Freddie Mac is to the American taxpayer»; «The redistribution of risk is as contemptible as the direct redistribution of wealth through taxation»).

THE FREE MARKET vol. 20, n.º 3, Março 2002: p. 1 Christopher Mayer, «Mortgage-market socialism» Mayer traz de novo o tema das nocivas aventuras de Fannie Mae, Freddie Mac e do Federal Home Loan Bank System, as três infelizmente famosas GSEs (empresas subsidiadas) do imobiliário: ver vol. 19 n.º 10; a sua fatia do mercado de empréstimos imobiliários já chega a 56% e o crescimento acelerado desta percentagem nos últimos anos faz acreditar que se está na iminência de uma monopolização politicamente patrocinada deste sector; os riscos desta situação decorrem da possibilidade destes gigantes poderem vir a ter problemas financeiros (algo que os seus responsáveis afastam com um irracional excesso de confiança), afectando então a vida de milhões de pessoas – as atraídas pelos preços subsidiados ou a generalidade dos contribuintes se o Governo decidisse evitar o afundamento desta tríade (as vantagens que o Governo já lhes dá relativamente à concorrência são: disponibilidade de linhas de crédito do Tesouro, isenções fiscais e tratamento privilegiado no acesso ao crédito bancário, com regras mais generosas do que as que são impostas pela lei à concorrência); isto não só não as impede de serem das empresas mais endividadas dos Estados Unidos como provavelmente as estimula a isso, dado terem uma indefinida garantia do Estado por trás; tal endividamento faz adivinhar no futuro próximo ou um desastre financeiro ou uma nacionalização que evite a liquidação destes gigantes – o certo é que, quando isso acontecer, o “funcionamento do mercado” há-de ser mais uma vez responsabilizado por algo que evidentemente resulta do pernicioso intervencionismo estatal nesse mercado. «We do not know how the mortgage market might have developed if the GSEs had never been created»; «The only way to correct this problem is the same way all socialist practices are corrected – government involvement must be severed completely».

sábado, agosto 11, 2007

A credibilidade de Joe Berardo


Enquanto os meios de comunicações enchem o ar e os papéis com megabytes e rios de tinta sobre o desaparecimento da pequena Madeleine que nada acrescentam ao caso nem esclarecem os equívocos gerados entre portugueses e britânicos, jornalistas e polícias, a entrevista de Joe Berardo à SIC Notícias, na quarta-feira passada, vai caindo no esquecimento. Convém lembrar que o conhecido homem de negócios e mecenas acusou Jardim Gonçalves, a figura cimeira do maior banco privado português de «fraude de colarinho branco.» E acrescentou: «a polícia e a CMVM têm de levar isto a sério. Isto não pode acontecer.» Na edição do dia seguinte, o Público noticiou que os advogados de Jardim Gonçalves estavam a estudar uma gravação da entrevista para decidir se avançavam ou não com um processo. É tudo. Se os advogados de Jardim Gonçalves decidirem não avançar com um processo contra Joe Berardo, os portugueses ficam sem saber quem é mentiroso, desonesto ou irresponsável: se o fundador do maior banco privado português, se o homem que convenceu o Estado a alojar a sua colecção privada de arte no Centro Cultural de Belém.
Não percebo nada da guerra interna do BCP e suspeito, com irritação, não haver nada inteligível senão uma birrenta luta pelo poder que expõe o sistema financeiro português a riscos desnecessários. Percebo ainda menos a atitude do Ministério Público, que teve em conta as declarações de Carolina Salgado para investigar Pinto da Costa e ignora as declarações de Joe Berardo. A não ser, claro, que a credibilidade de Carolina Salgado seja superior à do quarto maior accionista do BCP.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, agosto 08, 2007

Perlosfera


Primeiro um perfume, depois um alter-ego. Já outros o assinalaram: Miss Pearls fez dois anos. Mais que amiguista - também o é -, este é um post de homenagem a quem consegue mediar realidade a virtualidade de uma forma chã, despretensiosa - viva. Amigos, isto não é fácil. A autora do blogue consegue-o. Parabéns, Isabel. Conta muito(s), sim?

terça-feira, agosto 07, 2007

Conversar...

Conversar é uma forma de sociabilidade indispensável para a consistência da vida em comum, dando densidade ao que é viver em sociedade. Porém, assim como a sociedade sofreu grandes transformações ao longo dos tempos, também "o conversar" e a sua aplicabilidade não ficaram imutáveis. Conversar, hoje em dia, é um conceito e uma prática transformada numa mera banalidade em alguns sectores da sociedade ocidental, não sendo encarado como forma privilegiada para o debate de ideias e para o exercício produtivo das capacidades intelectuais. Na sociedade ocidental é visível o declínio do hábito de conversar intelectualmente, estando perigosamente em extinção. Em vez de se construir uma conversa, articulando o nosso raciocínio no dos nossos interlocutores, analisando argumentos, avançando para novas ideias, limitamo-nos a "trocar ideias", no sentido comercial do termo.... toma lá a minha opinião, dá cá a tua, e já está, tudo fica na mesma. Muitas vezes este fenómeno acontece a coberto de pretensos ideais democráticos, parece querer a todo o custo evitar os problemas e os confrontos, em busca de um consenso que a ninguém desagrade e a todos satisfaça. A consequência desta atitude é desastrosa pois cada vez mais ninguém está para pensar sobre o que os outros dizem, apenas se aceitando ou recusando, sem mais elaboração. E quando as ideias diferem, o mais habitual é uma de duas soluções, ou ignorar as opiniões adversas ou então atacá-las como ofensivas sem discutir os seus argumentos; a agressividade crítica não fundamentada ou o ignorar ostensivo está a tornar-se um elemento comum nas sociedades ocidentais. Discutir ideias, analisá-las, aperfeiçoá-las, modificá-las perante os outros é uma vertente infelizmente cada vez mais rara nas sociedades ocidentais, sendo considerada como sinal de fraqueza das nossas próprias convicções ou crenças. Mas este fenómeno traduz-se, na prática, numa crescente esterilidade do que passam por ser os “debates” de ideias no nosso país da vida política à académica mas passando por quase todos os aspectos da nossa vida. É urgente perceber que o contraditório não é necessariamente uma ameaça, mas antes um mecanismo indispensável para o progresso.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Peões num xadrez?

Recorde-se que há muito tempo que a União Europeia (UE) estava a trabalhar na libertação das enfermeiras búlgaras e do médico de origem palestiniana e que todas as presidências desde 2005, em particular a do Reino Unido e a alemã, se empenharam na resolução do problema.Todas elas contribuíram, em planos distintos, para a solução complexa (mas finalmente eficaz) que levou à libertação dos detidos, a penar há oito anos nos cárceres líbios. Desta vez – e por uma vez – não é difícil tributar o sucesso à tantas vezes denegrida política externa comum europeia.A UE conseguiu algo que a Bulgária, sozinha, jamais teria peso para conseguir. Basta ver a solução da constituição do Fundo Internacional de Benghazi (461 milhões de dólares), para o qual todos os países europeus vão contribuir de variadas formas, e que visa ressarcir o Estado líbio do adiantamento feito às famílias das vítimas a título indemnizatório. Neste cenário, é relevante salientar a visita de Sarkozy à Líbia e a assinatura de vários acordos e a realização de promessas políticas mútuas que a Alemanha veio depois dismistificar.
O responsável alemão pelos Negócios Estrangeiros, Gernot Eiler, afirmou que o acordo assinado por Sarkozy em Tripoli que compreendia o fornecimento, pela França, de um reactor nuclear para transformar água do mar em água potável, prejudicava potencialmente os interesses alemães. Porquê?Porque o acordo, segundo Elner, não foi apenas bilateral e os interesses alemães sairam lesados dado o possível envolvimento da Siemens, o grupo alemão que tem cerca de 40% da Framatome, que consequentemente tem um envolvimento nuclear com a francesa Areva (o maior fabricante de reactores nucleares e que poderia fornecer o reactor à Líbia).Erler exigiu consultas com a França, não sem assinalar que a exportação de tecnologia nuclear para a Líbia levantava preocupações de segurança à Europa.
Será que as enfermeiras búlgaras e o médico de origem palestiniana não passaram de peças num xadrez mais vasto e complexo?

domingo, agosto 05, 2007

Cultura e especialização

Parece-me que por cultura não devemos entender um conjunto de conhecimentos acumulados por uma pessoa e portanto, não considero culto quem, numa preocupaçãp enciclopédica, se limitou a juntar na memória dados, definições e conceitos sobre os mais variados assuntos. Culto será quem tiver um pensamento bem informado – sem dúvida – mas em que todos os conhecimentos foram bem assimilados e formam um todo coerente e equilibrado, que terá uma concepção do mundo assumida pessoalmente através de toda a vida passada (de leitura, de conversas, de experiências feitas, de testemunhos recebidos, etc) e que orienta os seus passos e opções. Cultura não é, assim, algo neutro que se adiciona à nossa vida mas que, pelo contrário, intervém em todas as decisões, dando-lhes base e unidade.
A cultura é viva e não é uma aquisição lato sensu mas sim uma posição face ao que nos vai acontecer e que os sucessivos acontecimentos vão enriquecendo. Por exemplo, a posição da cultura em relação à profissão não me parece que possa ser correctamente expressa dizendo – como por vezes se ouve – que existe uma oposição ou até mesmo uma justaposição entre cultura e especialização. Haverá, sim, num sentido profundo, um enriquecimento cultural através da experiência profissional, que me parece ser um dos meios mais poderosos de enraizar a cultura na realidade e de impedir que esta se torne numa série de divagações mais ou menos diletantes.